Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Dica de estudo complementar para a resolução de problemas com algoritmos.

Estou fazendo as aulas do curso de Pensamento Computacional e queria deixar uma sugestão de estudo para quem quer praticar mais a lógica de programação. Existe uma plataforma, a Beecrowd, que me ajudou muito no início dos meus estudos práticos com programação. É um site gratuito repleto de problemas lógicos divididos por níveis de dificuldade, onde você pode submeter suas resoluções na linguagem que preferir, como Python, Java ou C, e o sistema valida o seu código na hora. Acho que é um ótimo complemento prático para testar o aprendizado adquirido aqui na Alura. Fica a dica para quem quiser exercitar a lógica além dos exercícios das aulas.

3 respostas
solução!

Olá, Lucas. Como vai?

Excelente sugestão! A Beecrowd (antigo URI Online Judge) é, de fato, uma das plataformas mais tradicionais e respeitadas para quem deseja treinar o que chamamos de programação competitiva e lógica de algoritmos.

Para agregar valor à sua indicação, é interessante destacar por que plataformas de "Online Judge" como essa são tão eficazes para quem está estudando Pensamento Computacional:

• Feedback Imediato: O fato de o sistema validar o código na hora ajuda o estudante a entender se ele considerou todos os cenários possíveis (os chamados edge cases), como números negativos ou entradas vazias.
  • Abstração e Decomposição: Os problemas da Beecrowd geralmente vêm em formatos de "historinhas". O desafio do aluno é ler o texto, extrair o que é importante (abstração) e quebrar o problema em passos lógicos (decomposição) antes de codar.
  • Variedade de Níveis: Começar pelo nível "Iniciante" permite que o aluno ganhe confiança antes de partir para estruturas de dados mais complexas.

Além da Beecrowd, para quem está começando agora e talvez sinta um pouco de dificuldade com o inglês ou com a rigidez dos juízes online, outra dica complementar é o Exercism, que foca bastante na qualidade do código, ou até mesmo os desafios de lógica do HackerRank.

Ter esse hábito de resolver pelo menos um problema de lógica por dia é o que realmente "vira a chave" na mente de um programador. Parabéns por compartilhar essa ferramenta com a comunidade, com certeza vai ajudar muitos colegas a saírem da teoria para a prática!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Ahhh que legal! :)
Obrigada por compartilhar essa dica! Ja me cadastrei e favoritei aqui no navegador.

De nada! É realmente uma plataforma muito útil. Boa sorte nos estudos de programação!