3
respostas

[Sugestão] Dica de Aplicação do Método Pomodoro

Uso o método pomodoro como minha religião, e aplico ele com o site https://pomofocus.io/.

Utilizo com regra 25/5/15, faço 3 blocos de focos com pausas de 5 minutos e no último bloco pauso 15 minutos e mudo a metodologia estudada ou a disciplina. O site tem opção de TAG's para incluir o nome dos blocos, fazendo suas horas ficarem mais organizadas e no final da semana tem um balanço semanal de horas estudadas. Caso não tenha 2 horas disponíveis, não há problema em utilizar 25 para estudar e fazer sua pausa de 5, afinal o objetivo do método é focar com o bônus de criar um novo hábito.

Em conjunto utilizo uma forma menos tradicional, sei que muitos usam lo-fi, mas eu utilizo o https://coffitivity.com/, que reproduz sons de ambientes movimentados, que tira um pouco da sensação de estar "só", e PRA MIM é mais confortável, pois me fez criar o hábito de me concentrar apesar de qualquer barulho externo. Então nos blocos do pomodoro nenhum barulho me desconcentra.

Relato Pessoal: Eu no primeiro bloco do pomo, sempre rendo menos e estou desmotivada, mas depois nos outros blocos nosso corpo se adapta em aceitar que não tem pra onde correr hahaha

3 respostas

Obrigado por compartilhar sua experiência com o método Pomodoro e como você o utiliza para seus estudos! É realmente uma técnica eficaz para gerenciar o tempo e manter o foco.

A ideia de usar sons de ambientes movimentados para ajudar na concentração é interessante e pode ser útil para muitas pessoas. Cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado e é importante encontrar o que funciona melhor para você.

Quanto ao seu relato pessoal, é normal ter um rendimento menor no início. O importante é persistir e, como você mencionou, nosso corpo se adapta. Continue com o bom trabalho!

Se você tiver mais perguntas ou precisar de ajuda com algo, sinta-se à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar!

Legal mesmo Rafaele.

Outra dica é que pra quem já tem windows 11 e usa nos estudos/trabalho ele tem um modo foco que para todas as notificações enquanto estiver usando e tem como configurar os tempos também. Além de apps pra celular que temporizam o pomodoro pra aplicar melhor e otimizar a seleção de tempos.

Rafaele, que conteúdo eficiente!

Entrei no site que mencionou, pomofocus, testei e foi muito bom, coloquei o celular realmente de lado e tirei o som. No primeiro tempo de 25 minutos, foi desafiador focar, mas no segundo tempo de 25 minutos foi mais tranquilo.

Obrigada por compartilhar sua experiência!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software