1
resposta

[Sugestão] [Dica] 400 Bad Request ao tentar cadastrar abrigo

Quebrei a cabeça para resolver esse problema ao tentar cadastrar um abrigo, e a dificuldade estava na requisição sendo enviada de forma incorreta. Não sei se isso poderá ajudar, mas foi a solução que encontrei depois de várias tentativas.

Por conta da API não ter uma documentação disponível, "não havia" como saber quais eram os valores aceitos por ela (entretanto, olhar o console de execução dela, pode fornecer algumas dicas). Usei bastante o modo Debugger do IntelliJ para investigar o que estava acontecendo.

Para testar a API, usei o Insomnia e fiz algumas requisições tipo POST até encontrar um payload válido, com todas as informações necessárias e aceitas pela API. O exemplo que utilizei foi:

{
  "nome": "Abrigo Esperança",
  "endereco": "Rua das Flores, 123",
  "email": "contato@abrigoesperanca.com",
  "telefone": "1112345678"
}

Logo, a API respondeu com o status 200, confirmando que estava funcionando. Então, analisando no debugger, percebi que o objeto JSON que estava sendo gerado no meu código Java não estava sendo populado com todos os campos.

Após identificar o problema, fiz algumas alterações na minha classe para garantir que os dados fossem preenchidos corretamente. Com essas mudanças, a requisição passou a funcionar, e consegui cadastrar o abrigo com todas as informações.

Vou deixar o link do meu repositorio com os códigos devido a limitacao de caracteres:

https://github.com/GiselleBarbosa/java-alura-cursos/commit/90a763e310481d61e8516a9bfc6687dcae9af7ce

e

https://github.com/GiselleBarbosa/java-alura-cursos/commit/5df6b3ed72599f1f566f029b25b06e063bc1e670

Espero que ajude!! :)

1 resposta

Oi, Giselle! Tudo bem?

Ótimo trabalho ao testar diferentes payloads e o modo Debugger do IntelliJ para identificar o problema, isso mostra uma abordagem prática e eficaz para resolver problemas de integração com APIs. Obrigada por compartilhar sua experiência e a solução que encontrou para o problema com a nossa comunidade, seu relato pode ser muito útil para outras pessoas que estejam passando por situações semelhantes, parabéns pela iniciativa!

Um forte abraço e bons estudos!