Para validar uma solução, ou seja, verificar se a mesma atenderá aos resultados esperados, recomenda-se a realização de testes para verificar como o produto se comporta. A esses testes chamamos de protótipos. Os protótipos se mostram muito úteis pois podemos conferir na prática o comportamento, impacto e peculiaridades do novo projeto em questão. Para isso é necessário, a cada protótipo, levantar seus prós e contras com relação ao objetivo final (o que irá te atender, e o que não irá, o que irá melhorar, o que permanecerá igual e o que irá piorar), para assim refinar os resultados a cada versão do protótipo, aproximando-o cada vez mais da solução final esperada. Nesse processo, também é interessante o envolvimento de algum especialista que possa direcionar mais ainda as configurações do protótipo. Após definir o melhor modelo e o que mais se adequa, é interessante também fazer uma pesquisa de feedback do protótipo diretamente com os usuários, permitindo que eles se envolvam na escolha de alguns detalhes, trazendo a visão do cliente para refinar ainda mais a solução final. Essa pesquisa não deve ser obrigatória (o cliente precisa se sentir a vontade para escolher), as perguntas devem ser claras e objetivas; e a entrega de recompensas é uma maneira de incentivá-lo a participar e ao mesmo tempo estreitar a relação empresa-usuário.