Acabei não vendo como ficou a versão do instrutor mas fiz dessa forma, não sei se ficou muito confuso mas espero que dê pra entender kkkk.
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<style>
main{
height: 97vh;
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;
}
</style>
<main>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
</main>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x < 155 && y < 55){
return;
}
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function mudaCor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x <= 50 && y <= 50){
corAtual = "red";
} else if(x > 50 && x <= 100 && y <= 50){
corAtual = "green";
} else if(x > 100 && x <= 150 && y <= 50){
corAtual = "blue";
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = mudaCor;
</script>