Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Desafio: letras maiúsculas e minúsculas

Não sei se está errado, mas no desafio da aula 8 eu fiz desta forma e tanto consegui identificar as palavras variando entre letras maiúsculas e minúsculas quanto acima das bounding boxes retornou com o termo de pesquisa da forma que está escrito na imagem. por exemplo: "Learning".

Não sei se em alguma outra ocasião a function poderia quebrar ou não funcionar, mas para o desafio proposto deu certo.

def OCR_processa_imagem(img, termo_pesquisa, config_tesseract, min_config):
  resultado = pytesseract.image_to_data(img, lang='por', config=config_tesseract, output_type=Output.DICT)
  num_ocorrencias = 0

for i in range(0, len(resultado['text'])):
    confianca = int(resultado['conf'][i])
    if confianca > min_config:
      texto = resultado['text'][i].lower()
      if termo_pesquisa in texto:
        x, y, img = caixa_texto(i, resultado, img, (0, 0, 255))
        texto = resultado['text'][i]
        img = escreve_texto(texto, x, y, img, fonte_dir, (50, 50, 225), 14)

num_ocorrencias += 1
  return img, num_ocorrencias
1 resposta
solução!

Saudações, Cleidson! Tudo bem?

Parabéns por encontrar essa outra possibilidade, é válido explorar essa variedade de soluções sim.

Percebi que você dominou o uso de pytesseract.image_to_data, aplicou muito bem o filtro por confiança (conf) para melhorar a acurácia do OCR e ainda demonstrou compreender a relevância de realçar visualmente os termos encontrados para facilitar a leitura na imagem processada.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!