3
respostas

[Sugestão] Desafio da calculadora de Imposto de Renda com entrada do usuário e variável de isenção

Pesquisando no stackoverflow, consegui implementar o recurso de entrada de usuário para o salário, que me pareceu importante nesse tipo de programa, mas fiquei me perguntando por que isso não foi abordado até o momento do desafio, me adiantei sobre algo que seria explicado depois?

Também separei as alíquotas em variáveis e criei uma adicional para quando o usuário está isento do IR.

O curso está sendo muito divertido, parabéns à Alura.

Console.WriteLine("Calculadora de Imposto de Renda");

Console.WriteLine("Insira aqui o seu salário: ");

//O usuário insere seu salário aqui:
    double salário = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

//Variáveis de alíquota de IR:
    double alíquota1 = 7.5;
    double alíquota2 = 15;
    double alíquota3 = 22.5;
    string alíquotaIsenta = "Você está isento de pagar o Imposto de Renda.";

//Condicionais:
    if (salário >= 1900.0 && salário <= 2800.0)
        Console.WriteLine("O IR é de " + alíquota1 + "%" + " Pode deduzir o valor de R$ 142.");

else if (salário >= 2800.01 && salário <= 3751.0)
        Console.WriteLine("O IR é de " + alíquota2 + "%" + " Pode deduzir o valor de R$ 350. ");

else if (salário >= 3751.01 && salário <= 4664.00)
        Console.WriteLine("O IR é de " + alíquota3 + "%" + " Pode deduzir o valor de R$ 636. ");

else if (salário < 1900.0)
        Console.WriteLine(alíquotaIsenta);

Console.WriteLine("pressione ENTER para fechar");

Console.ReadLine();

}

}

3 respostas

Daniel, bom dia!

Que maravilha saber que está gostando do curso e parabéns por ir além e pesquisar a solução para entrada de dados pelo console. Continue focado e estudando sempre!

Att.

Olha eu fiz

Olha eu fiz dessa forma utiliza a sua mesma lógica, a única diferença é a implementação do método ToString para uma saída com vírgula e mantendo as casas decimais. Além da interpolação de Strings evitando criar variavéis

Console.WriteLine("Calculadora de Imposto de Renda");

Console.Write("Insira aqui o seu salário: ");

//O usuário insere o salário aqui e já é convertido para double

double salario = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

if (salario >= 1900.0 && salario <= 2800.0) Console.WriteLine($"O IR é de {(7.5).ToString("N1")}%. Pode deduzir o valor de R$ {(142).ToString("N2")}.");

else if (salario >= 2800.01 && salario <= 3751.0) Console.WriteLine($"O IR é de {(15).ToString("N1")}%. Pode deduzir o valor de R$ {(350).ToString("N2")}.");

else if (salario >= 3751.01 && salario <= 4664.00) Console.WriteLine($"O IR é de {(22.5).ToString("N1")}%. Pode deduzir o valor de R$ {(636).ToString("N2")}.");

else if (salario < 1900.0) Console.WriteLine("Você está isento de Pagar Imposto de Renda.");

Console.ReadKey();``