Este é o meu resultado usando os dois prompts
Opção 1: Focada nos Desafios Éticos e Responsabilidade
................................................................
O prompt começa aqui
................................................................
Use este prompt para explorar os problemas de quem leva a culpa quando a IA erra um diagnóstico.
"Atue como um pesquisador em tecnologia e saúde. Preciso que você explique os desafios éticos da Inteligência Artificial em diagnósticos médicos. Para garantir que a resposta seja direta e aprofundada, inicie o seu texto exatamente com o trecho abaixo e complete o raciocínio a partir dele:
'A adoção de Inteligência Artificial em diagnósticos médicos impõe dilemas éticos significativos, especialmente no que tange à responsabilidade civil. Quando um algoritmo de IA comete um erro que afeta o paciente, o desafio de atribuir a responsabilidade recai sobre o desenvolvedor do software, a instituição de saúde e o médico. Em relação à autonomia do médico na tomada de decisão, a situação se torna complexa porque...' "
...........................................................................................................
Fim do prompt
..........................................................................................................
Opção 2: Focada em Viés Algorítmico e Desigualdade
...........................................................................................................
O prompt começa aqui
Use este prompt para pesquisar como as falhas nos dados da IA podem prejudicar o atendimento a certos grupos de pacientes.
"Elabore uma explicação técnica sobre como o viés algorítmico na Inteligência Artificial pode prejudicar o tratamento de minorias no sistema de saúde. Comece a sua resposta obrigatoriamente completando este parágrafo inicial que eu criei e desenvolva a explicação de forma acadêmica:
'O viés algorítmico na saúde ocorre frequentemente quando os modelos de IA são treinados com bases de dados históricas que não representam a diversidade de toda a população. Isso prejudica diretamente o diagnóstico e o tratamento de grupos minoritários, pois o sistema aprende padrões incompletos. Um exemplo prático de como essa limitação nos dados de treinamento afeta a triagem clínica diária é...' "
Fim do prompt
..........................................................................................................
Observações nas respostas
Se eu tivesse feito perguntas genéricas como "Quais os problemas éticos da IA na saúde?", as respostas seriam rasas e parecidas com artigos de blog. Com a técnica de conclusão, eu obtive parágrafos densos, coesos e prontos para serem lapidados e inseridos no seu projeto de pesquisa acadêmica, com argumentos sustentáveis e vocabulário adequado.