Eu não conheço nenhum material didático ou livros de UX Design para indicar. Mas para quem gosta de cinema, filmes, séries, etc., eu assisti uma série da Netflix anos atrás e que me lembrei esta semana durante o curso de "Fundamentos de UX: Entenda a Experiência do Usuário", especialmente pelo fato de demonstrar aspectos interessantes da relação do Designer com o Usuário em todo o processo de criação até a entrega da "interface" … Ela chama "Abstract: The Art of Design". É muito legal, tem episódios de profissionais de design de tudo quanto é tipo de coisa que se possa imaginar.
A temporada 1 tem 8 episódios:
Ilustrador, Designer de Tênis da Nike, Cenógrafa, Arquiteto, Designer de Automóveis, Designer Gráfico, Fotógrafo, Designer de Interiores.
A temporada 2 tem mais 6 episódios:
O Design da Arte, Bioarquitetura, Design de Figurino, Design para Brincar, Design de Produtos Digitais , Design Tipográfico.
Esse é o link da Série no site oficial da Netflix para quem tiver curiosidade de ver os trailers, ver os profissionais e até mesmo assistir aos episódios:
https://www.netflix.com/br/title/80057883
E no canal oficial da Netflix no YouTube tem 8 vídeos de todos os episódios completos da Temporada 1 da série, para quem não assina a Netflix, além de trailers das temporadas e clips destes mesmo episódios.
Segue o link do episódio com o Arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, que tem como um dos seus inspiradores o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Todos os episódios, tanto na plataforma da Netflix como no YouTube são legendados.
E mesmo que o tema não seja sua área de atuação e/ou área de interesse, é bem bacana assistir porque demonstra o processo na prática de UX & Design e do contexto abordado no curso.
Boa inspiração e bom divertimento!