Tentei inserir o texto abaixo na parte de melhorias da aula mas o texto não coube por inteiro então sugiro aqui.
Sugestão: a parte da aula que trata de emuladores está muito vaga. Fui realizar a instalação do Genymotion e tentar rodar em emulador e tive vários problemas. Um deles foi na build do app pelo cordova. Obtive dois erros e um deles era na autorização de licenças do sdk via prompt de comando, tive que rodar o prompt na pasta do SDK e autorizar as licenças. Fora a adição de caminhos no path e do "ANDROID_HOME", tive que pesquisar tudo isso por conta própria e me tomou algum tempo, então fica a sugestão de melhorar a aula nesse sentido.
Também fica a sugestão de melhorar a parte de emulação com Genymotion. Preferi emular em vez de usar algum device. Não basta instalar o Genymotion e rodar cordova run android
, deve-se abrir o Genymotion, settings -> ADB ->
selecionar Use custom Android SDK tools
e descrever o caminho de onde está o sdk tools (no meu diretório estava em C:\Users\AppData\Local\Android\sdk
, e após isso criar em add
um emulador novo, selecionando a versão do android e dar run na emulação via start
. Em alguns casos o programa dará um erro It looks like your CPU is imcompatible with the virtualization technologies
, se isso ocorrer deve-se rebootar o sistema, entrar na bios
e autorizar a virtualization engine (algo como VT-x
). Após isso, a emulação deve rodar normalmente. Após criar o emulador, abrir o prompt e digitar adb devices
deve mostrar o IP criado para rodar a emulação.
Só após isso tudo feito, com o emulador ativado, que o cordova run android
deve abrir normalmente a app usando o emulador criado em vez de um device.