1
resposta

Sugestão de melhoria pro curso: GPS

no caso de uso de camera sem gps, você pode utilizar um aplicativo de tracking, ou um gps desses básicos, ou mesmo um aplicativo de corrida que permita exportar o o evento. Sempre que for fazer uma saída fotográfica, deixe a hora da sua camera o mais correto e mais proximo da hora do seu celular, ative o aplicativo de tracking/corrida, faça as fotos normalmente e quando terminar finalize o tracking no aplicativo, onde provavelmente você terá um mapa de por onde andou.

No seu computador, importe as fotos para o ligthroom, selecione todas as fotos tiradas. Exporte o arquivo gps do aplicativo, ele será algo no formato .GPSX, salve ele em qualquer pasta do computador, vá no modulo mapa do LR (com as fotos selecionadas) e em baixo do mapa terá uma "cobrinha" com uma seta, clique nela e escolha a opção "load trackinglogs". Feito isso você verá o seu percurso no mapa do LR, clique novamente na cobrinha e selecione "auto-tag XX Selected photos"(XX o numero de fotos que você selecionou).

Nessa hora o LR vai utilizar as datas e horas das suas fotos e comparar coma a posição gps dessa mesma data hora e segundo no mapa, salvando assim as suas fotos com a posição GPS.

Não esqueça de depois de fazer isso fazer a sincronização de metadados, pois se forem arquivos em RAW eles só terão esses dados se o arquivo side car for atualizado.

1 resposta

Olá Eduardo,

Muito obrigado por sua contribuição ao conteúdo do curso !

Abçs,

Gustavo Diuana

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software