1
resposta

Sugestão de melhoria para o exercício "Verificando a existência de arquivos"

O enunciado sugere que o script deve avaliar todos os parâmetros e informar os arquivos que estão ausentes:

"Utilizando a passagem de parâmetros, como você pode checar se os arquivos escolhidos para compactação existem no diretório?"

Nenhuma opção atende o enunciado; as menos incorretas interrompem a execução do script ao identificarem a primeira ausência de arquivo. Se o usuário informar dois arquivos ausentes terá que executar o script duas vezes para identificá-los. Se informar N arquivos ausentes, terá que executar o script N vezes...

Tanto a opção "A" quanto a opção "D" (as menos incorretas) geram o mesmo resultado. Afirmar que a opção "A" é correta e a opção "D" incorreta gera estranheza... Ambas interrompem a execução do script quando um arquivo não é localizado, exibindo o seu nome. O que muda é apenas a forma de verificação.

Para evitar confusões futuras, sugiro que o enunciado mude para "utilizando a passagem de parâmetros, como você pode alertar quando um dos arquivos escolhidos para compactação não existe no diretório?". Obviamente, além de alterar a redação será necessário ajustar uma das opções corretas para que se torne incorreta.

Ou então manter o enunciado e retirar de uma das opções corretas o comando que interrompe a execução na primeira ausência de arquivo...

1 resposta

A minha sugestão é que os exercícios tenham uma relação mais direta com o que foi explicado nas aulas. Até aqui não foi explicado sobre as estruturas de repetição ou sobre os parâmetros de uso da estrutura condicional if. Faltaram conceitos pra mim para que eu tivesse condições de fazer esse exercício.