Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sugestão de manuais

Bom dia a todos.

Como foi citado pelo professor a importância de um bom manual para nos guiar, gostaria de algumas recomendações bibliográficas para alguém que, como eu, está começando do zero.

Obrigado pela atenção.

1 resposta
solução!

Olá Eric! Como vai?

Tem o livro da Casa do Código sobre Business Intelligence em que os dois primeiros capítulos são puramente conceituais, exatamente para quem está começando a entender mais sobre a área.

Existem também, 2 livros mais conceituais bem recomendados pelo mercado. São os seguintes:

1. Business Intelligence – Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio - Efraim Turban, Ramesh Sharda, Jay E. Aronson, David King - Esse aborda desde os conceitos mais simples até casos mais completos.

2. Afinal, o que é Business Intelligence? - Cláudio Bonel - Esse no caso é brasileiro, e é cheio de exemplos e casos, não só de empresas grandes, mas de pequeno porte também.

Em relação a ferramentas a própria microsoft disponibiliza bastante conteúdo extra sobre as ferramentas e seus principais usos.

Por se tratar de um conteúdo que se atualiza muito rápido, acredito que a no que diz respeito a ferramentas de BI, é mais interessante ficar por dentro de cursos e conteúdos que a própria microsoft disponibiliza.

Esses são só alguns exemplos, é interessante também seguir empresas que trabalham com isso, pois elas sempre postam contéudos interessantes em seus blogs, além de procurar por podcasts sobre tópicos específicos de BI.

Aqui estão mais alguns links interessantes com textos bem simples sobre o que é o BI e pra que ele serve:

https://www.devmedia.com.br/business-intelligence-bi/10770 https://www.devmedia.com.br/porque-tomar-decisoes-utilizando-business-intelligence/28341 https://www.gartner.com/en/information-technology/insights/data-analytics

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software