Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Sugestão de linguagens/cursos para desenvolvimento desktop, web e mobile (culpa do podcast Progressive Web Apps kkk)

Olá pessoal (em especial para o Sérgio Lopes e Paulo Silveira, abaixo o motivo),

Antes do podcast (eis o motivo) Progressive Web Apps (http://hipsters.tech/progressive-web-apps-hipsters-03/) estava fazendo os cursos da carreira Desenvolvedor Java Junior, para posteriormente seguir as demais carreiras Java a fim de desenvolver aplicações que abranjam tanto dektop, quanto web e mobile.

Porém com esse podcast (mais um ótimo podcast, parabéns) vocês conseguiram levantar uma dúvida daquelas (culpa de vocês kkk brincadeira na verdade isso é ótimo), para uma virada nos meus estudos/carreira, na verdade no conjunto de linguagens a considerar.

Devido principalmente ao podcast (e consequentemente à palestra do Sérgio Lopes sobre Web Apps, algumas informações e exemplo de apps do podcast e developers.google), esta dúvida vai em especial para o Sérgio Lopes e ao Paulo Silveira:

  • Através da linguagem JavaScript (e claro HTML, CSS, etc) eu conseguiria desenvolver aplicações que abranjam tanto dektop, quanto web e mobile, na mesma qualidade que a linguagem Java (por exemplo sistemas ERPs, apps desktop offline, etc tanto no back quanto no front-end)? JavaScript consegue dar conta do backend (ao invés de PHP/Java)? Se sim, poderiam citar as carreiras/cursos da alura (em ordem) para isso?

Abaixo um levantamento que fiz (já fiz lógica de programação), mas favor corrijam/complementem/refaçam a ordem conforme importância:

1 - https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-javascript 2 - https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-fullstack-javascript 3 - https://cursos.alura.com.br/course/cordova-phonegap

A ideia é deixar de lado a linguagem Java (nada contra) para focar nas linguagens Web, seguem alguns motivos: tempo e espaço para instalação de um app (ex do app de shopping citado no podcast) e suas dependências (acredito que java tenha muito mais dependências associadas [JVM, etc] do que JavaScript (inicialmente um navegador))

Desde já obrigado!

Atte., Elías.

6 respostas

Oi Elías

Que legal que o podcast e a alura tenham te animado a reflexões como essa.

É uma questão complicada. Vou tentar ser sucinto.

Acho sim que o caminho para o front end sejam as PWAs. Uma tecnologia bem mais simples e fácil de se utilizar em diferentes dispostivos, até mesmo na web grande e no desktop.

Já tirar tudo do backend e colocar como javascript ou outra linguagem, eu pensaria bastante. Se você já tem domínio com java e PHP, por que usar node? Há realmente um grande diferencial ao se usar node para o tipo de aplicação que você vai criar?

Bem, dei mais perguntas que respostas.

E sim, teremos mais cursos relativos a essas tecnologias que conversamos :). Mas precisamos de um pouco mais de tempo.

Oi Elias,

Nesse tipo de cenário que vc citou eu gosto de pensar numa estrategia Web First. Não quer dizer que vc nao va fazer uma App mobile um dia, mas comecaria pela Web e, só qdo sentir necessidade, pensaria numa App.

Vc falou que precisa atender mobile e desktop. Imagino então Android, iOS, Windows no mínimo - e seria legal mais Mac, Linux, outros smartphones. Isso é muita coisa para programar nativamente. A Web cai como uma luva nesse cenário.

Começaria então a fazer uma Web App responsiva que ataque todas essas plataformas. Pro backend, tbm não acho que vc precise eliminar o Java como disse o Paulo. Eu pessoalmente uso muito mais Java e PHP no backend do que Nodejs.

Mas o front vai ser HTML, CSS e JavaScript. Recomendo os cursos de HTML, JavaScript, jQuery e Responsivo nessa carreira:

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end

Com isso (e o backend) vc ja começa.

Depois, dá pra evoluir mais e ir pra caminhos mais avançados (como usar um framework tipo Angular ou React) e adicionar suportar offline com Service Workers (teremos um curso disso em breve!).

Abraço

Olá Paulo!

Com certeza, os podcasts e a Alura estão tendo importância central.

"Bem, dei mais perguntas que respostas." hahaha ri muito com essa! Justo o contrário, são perguntas como essa que levam a reflexões importantes :)

Muito obrigado pelo retorno rápido e pelas ótimas dicas, valeu!

Atte., Elías

Olá Sérgio!

Ótimo, para o front-end vou considerar este curso, muito obrigado também pelo retorno rápido e pelas ótimas dicas!

E só mais estas perguntas: :)

  • e para o back-end, quais cursos/carreiras em Java aqui do Alura você recomendaria, para ter uma base sólida que possibilite a integração entre o back e o front-end?

  • qual a sua recomendação: fazer todos os cursos de back/front-end antes para depois fazer o outro, ou intercalar entre eles? No caso de intercalar, qual ordem você indicaria?

Desde já e mais uma vez obrigado, valeu!

Atte., Elías.

solução!

Oi Elias!

Vou te passar uma ideia de plano de estudos bem longo, realmente com bastante conteúdo. Não quer dizer que vc precisa fazer tudo pra amanhã, nem que vc não consegue ir desenvolvendo seu sistema no meio, antes de acabar.

Mas de Java backend, recomendaria vc fazer essas 3 carreiras na sequencia:

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior (os cursos de eclipse e collections vc pode segurar pra fazer depois se não estiver a fim)

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior-web

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-web-spring

Sobre por onde começar (back ou front) eu começaria pelos cursos de Front-end. É um caminho mais tranquilo pra quem ta começando, na minha opinião. E você já começa a esboçar suas páginas logo, mesmo sem o backend. Essa carreira aqui:

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end

Acho que daria pra pular os cursos de Bootstrap e talvez de Responsivo, assim vc intercala um pouco com os de Java se quiser.

Abraço!

Olá Sérgio!

Tranquilo, vou aplicar o plano de estudos no meu tempo, o importante era ter uma base do que estudar para uma integração do back e do front-end.

Se eu estivesse começando agora, com certeza consideraria a tua explicação e começaria pelo front-end, porém como estou em mais da metade da carreira desenvolvedor java junior (na verdade na reta final se for desconsiderar por enquanto os cursos eclipse e collections) e você recomendou fazer as 3 carreiras java em sequencia, vou prosseguir no back-end.

Mais uma vez muito obrigado pelo seu tempo e pelas ótimas dicas, valeu!

Atte., Elías

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software