3
respostas

Sugestão de didática

Olá pessoal tudo bem? tive um pouco de dificuldade com a didática do curso, percebi que foi dividido e ensinado a linha do código por partes de trás pra frente, através dos erros, o que me gerou uma dificuldade por exemplo:

É ensinado uma coisa C, que por sí só não faz nada além de dar um erro e você precisa adicionar na coisa C a coisa B, que ainda não é suficiente porque falta adicionar a coisa A e demora muito pra gente ver a linha do código real, talvez seria mais didático escrever a linha por completo como se estivesse programando em um projeto real, penso que ninguém começa de trás pra frente, tipo: escreve querySelector(.classe), dai volta e escreve document. e ai volta e poe isso numa variável; penso que seria mais facil ir escrevendo o codigo da esquerda pra direita e ai sim ir explicando separado suas partes, sem precisar ir de trás pra frente e de erro em erro.

Não sou expert, mas acho que faria mais sentido pra mim.

3 respostas

Eu também tive extrema dificuldade devido a isso. Consigo fazer, entendi como se faz mas não compreendo como funciona ): Fica muito confuso, se seguisse em continuidade ao invés de ir regressando acho que seria muito mais didático!

Concordo plenamente. Terminei agora a atividade 7 da aula 4 e sinto que não fui capaz de absorver muito do o que foi passado. Há uns 3 anos atrás, completei o curso de Javascript do Curso em Vídeo, no Youtube, e com a didática do prof. Guanabara ficou muito fácil entender. A diferença, é que no Curso em Vídeo o conteúdo é dado gradualmente, com pequenos exercícios para cada uma das etapas. Como fazia algum tempo que eu tinha estudado essa matéria, cheguei à Alura afim de relembrar e me aprofundar, mas estou um pouco frustrado em não conseguir entender. Eu estou acompanhando as aulas em uma tela, e escrevendo no VS Code em outra, mas sinto que estou apenas copiando o código que a Vanessa já possuía. Não estou exercitando de verdade o que eu aprendi. O código dela, obviamente, vai dar certo, mas tenho a sensação de que, caso eu tente realizar projeto qualquer sozinho, não serei capaz de desenvolver. Estudando matemática no ensino fundamental, antes de multiplicar números e aprender funções, nós fazemos vááários exercícios de soma e subtração antes, para fixar o conteúdo. O mesmo acredito que seria legal de implementar aqui.

Oiii pessoal, como vocês estão?

Muito obrigado pela sua sugestão, realmente esse tipo de didática pode ser desafiador em alguns momentos. A instrutora optou por utilizar algo assim, para evidenciar para nossos alunos e alunas o que não deve ser feito e como lidar com certos tipos de erros. Nossa equipe está sempre trabalhando para melhorar nossos conteúdos e com certeza o comentário de vocês fará diferença na produção ou refação de novos materiais, irei repassá-lo para equipe.

Por fim, recomendo que explorem essa trilha de Javascript, onde vocês encontrarão desde conteúdos básicos a conteúdos mais avançados da linguagem e que englobam uma didática diferente da que foi aprendida nesse curso.

Caso tenham dúvidas, estou à disposição.

Grande abraço e bons estudos!