Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sugestão de curso

Gostaria de sugerir um curso sobre planejamento ágil. A sensação é que aprendi sobre Scrum, aprendi sobre algumas técnicas de planejamento ágil (por meio do curso Ágil na Prática, por exemplo), mas parece que falta uma "cola" entre estes conceitos, como e quando aplicar estas técnicas ao longo do projeto.

Sinto certo desconforto em, sabendo que "devo" estimar somente as histórias das próximas sprints, pela questão da granularidade, linha do horizonte ou o da analogia do iceberg, mas para definir um prazo tenho que estimar praticamente todas as histórias (?) em alto nível(?) Parece ser um paradoxo quando se tenta usa metodologias ágeis ao mesmo tempo que se espera certo planejamento (no sentido de estimativa de prazo, que é derivado do tamanho). Paradoxo no sentido de lembrando-se do Manifesto Ágil, em que se evita o desperdício, retrabalho, etc, tenho que despender bastante energia para estimar "todo o projeto".

Por exemplo, algumas dúvidas:

  1. Para definir o total de SPs do projeto (usado para o limite do burn-up, por exemplo), em que momento isto é feito? No pré-jogo? A cada sprint? Se for, em que momento da sprint?

  2. Qual é a periodicidade da atualização da estimativa? A cada sprint não seria um esforço muito alto de planejamento? (parece ser mais uma tarefa do P.O. que o Scrum não menciona, mas que na prática tem que ser realizado para atender "instâncias superiores" ao time)

  3. Com que métricas? SPs? SPs baixas (1, 2, 3, 5, 8)? SPs altas (13,20,40,100)? Se for feito a cada sprint (ou no começo), isto não seria um custo alto?

  4. O que é medido quando se calcula o total de SPs do projeto? Tarefas, histórias, temas, épicos, funcionalidades?

  5. Que técnicas existem para montar o Roadmap?

  6. Uma funcionalidade do Roadmap pode ser considerado um tema? Tenho dúvidas deste "mapeamento" do que está no Roadmap e do que passará a ser no backlog (história, tema, épico)?

  7. A estimativa inicial do projeto se dá a partir do Roadmap, estimando suas funcionalidades em alto nível, ou existe uma técnica entre o Roadmap e o ciclo do Scrum?

  8. Por exemplo, é com o uso de History Mapping? Ou no workshops de histórias de usuário? O que são e quando usá-los e de que forma?

Tenho resposta para alguma das perguntas acima, mas de forma totalmente empírica (ou apenas com base em leituras ou vídeos mas que ainda não me convenceram), mas sem nenhuma convicção.

Aprender Scrum é muito fácil. Difícil é aplicá-lo e saber o que existe por trás de toda esta névoa ao redor dele.

Obrigado!

1 resposta
solução!

Oi Jorge,

Obrigada pela sugestão. vou encaminhar para o time responsável.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software