Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sugestão de correção

"Para enviar uma requisição HTTP sem uso do JavaScript é preciso escrever um código HTML" (??) Esta afirmação está errada. Basta abrir um browser e preencher um endereço válido. Me parece que a intenção era afirmar que o envio de GETs e POSTs a partir do browser é trivial tendo em vista que a origem da requisição muitas vezes é um arquivo HTML com o qual o usuário está interagindo. P.s.: só estou enviando isso como dúvida porque não é possível sugerir uma alteração na parte do conteúdo que aparece após o envio da minha opção de resposta.

7 respostas

Oi Rogério, a questão fala no contexto de estar em uma página web, nessa do fórum por exemplo, como você envia uma requisição estando em uma página? Considerando o navegador e o conteúdo da página, você pode enviar requisições get com a tag de link (a) ou com javascript (muito provavelmente usando o console ou clicando em um botão).

A tag form também envia requisições, get ou post.

Concordo que o texto poderia ser menos confuso. Mas com a minha explicação, ficou um pouco mais claro pra você o que se quer dizer ali?

Como programadores entendemos sim que temos milhares de opções pra fazer requisições, mas considere a web pura, sem back-end ou código de infra, sobra pra você o HTML, CSS e JS.

Faz sentido?

"Considerando o navegador e o conteúdo da página, você pode enviar requisições get com a tag de link (a) ou com javascript" ... ou indo na barra de endereço e acrescentando uma palavra ou uma interrogação (?) seguida de uma ou duas palavras... ou clicando no botão de refresh ou ... O navegador (ou um aplicativo) enviam requisições o tempo todo e muitas delas não se originam em uma página html.

Desculpa, não entendi se você tá comentando o exercício ou copiando trechos de lá e comentando junto pra justificar uma correção.

Quero fazer essa correção sugerida, mas não entendi a adição. Cê pode me explicar melhor?

A pergunta é: "No desenvolvimento Web, para o envio de dados através de formulários, quais são os métodos HTTP que são mais utilizados pelos desenvolvedores no dia a dia?" e a resposta "GET e POST" está perfeita.

Na explicação é que vem a afirmação "Para enviar uma requisição HTTP sem uso do JavaScript é preciso escrever um código HTML"(??)

Me parece que intenção era dizer que grande parte das requisições que chegam aos servidores são originadas do conteúdo de páginas HTML cujos formulários são construídos com a tag <form> que permite que os métdos de envio GET e POST sejam especificados por meio da tag <method>.

Considerando o enunciado me parece que a forma mais fácil de corrigir a afirmação é mudar para "Ao enviar uma requisição HTTP usando um formulário HTML (sem uso de Javascript) os métodos que estão disponíveis são GET e POST."

Isso, acho que faz mais sentido da forma que colocou. Essa é uma correção da resposta, não é isso? A pergunta está OK?

A pergunta ("No desenvolvimento Web, para o envio de dados através de formulários, quais são os métodos HTTP que são mais utilizados pelos desenvolvedores no dia a dia?") e a resposta ("GET e POST") estão "OK".

Apenas quis fazer um breve comentário sobre a explicação que vem em seguida, pois não há um mecanismo para sugerir melhorias nas explicações do instrutor.

Se houvesse uma forma de sugerir esta melhoria diretamente no conteúdo, como existe nos textos que acompanham os vídeos, eu não teria postado este comentário aqui no fórum.

solução!

Entendi, de qualquer forma, ajustei o texto para algo que acredito ser mais fácil de entender e que não gera interpretações diferentes da intencionada.

Se a questão foi resolvida, peço para que marque um dos posts deste tópico como solução. É só clicar em marcar como solução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software