1
resposta

Sugestão de análise

Olá, pessoal. Tudo certo? Estou tentando fazer uma análise em um material que tenho e estou com dúvida. O arquivo que tenho é esse (fiz alguns ajustes aqui na imagem) É uma tabela onde o tempo varia de 2005 a 2018 e gostaria de analisar como foi sendo feita a escolha das grandes áreas pelos estudantes ao longo dos anos. Existe uma mudança, mas eu gostaria de ver qual área teve mais egressos com o passar dos anos e qual área foi sendo menos prestigiada. Tentei fazer uma análise por gráfico de barras, gráfico de linha, mas não consegui obter o resultado que gostaria. Alguma sugestão? Abraços

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Rafael! Espero que esteja tudo bem.

Parece desafiador! Entendo que os gráficos não tenham atingido o objetivo, e é super normal a gente se deparar com algumas frustrações na busca da visualização perfeita. É parte do processo de aprendizagem :)

Uma ideia interessante é criar medidas para calcular o número de egressos em cada área de estudo para cada ano. É possível criar essas medidas utilizando a função COUNTROWS.

Já para facilitar as visualizações, seria interessante agrupar os dados de cada grande área para cada ano. Isso pode ser feito no Power Query. Então, com os dados agrupados, criar a visualização de linha ou barras ficará mais coerente. No eixo x do gráfico, coloque o ano, e no eixo y, coloque o número de alunos. Cada barra ou ponto no gráfico representará o número de alunos em uma área de estudo específica para um determinado ano.

Espero que essas dicas possam te ajudar a dar passos em direção ao seu objetivo, Rafael! Como é um projeto externo ao curso, minha ajuda pode ter menos assertividade, porém confio que suas experimentações serão valiosas.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software