Não sei se seria o lugar correto para compartilhar minha sugestão, peço desculpas antecipadamente, caso não seja.
Gostaria de compartilhar uma sugestão que acredito ser extremamente valiosa para a expansão da plataforma: a criação de cursos voltados para a área industrial.
Tenho 15 anos de experiência no setor, sendo 10 deles dedicados à programação de robôs industriais, e afirmo que existe uma lacuna significativa na formação técnica disponível para profissionais da área.
Hoje, para treinamentos operacionais, temos instituições como o Senai, e em termos de Ensino Superior, a gente sabe que de modo geral a galera sai formada sabendo fazer conta, mas pouquíssimo conhecimentos técnicos especifícos. Quando entramos mais fundo tópicos técnicos específicos, as opções de acesso ao conhecimento se tornam bastante restritas.
Esse é um cenário que pode ser muito bem atendido pela Alura, cuja abordagem em tecnologia é um diferencial. Com a ascensão de práticas como a Indústria 4.0 e a integração de tecnologias de automação, robótica e CAD/CAM no setor industrial, vejo grande potencial para cursos específicos, como por exemplo:
Indústria 4.0 e Transformação Digital Ferramentas de CAD/CAM – Softwares como SolidWorks, NX, Mastercam e Catia são amplamente utilizados no setor e têm uma curva de aprendizado desafiadora. Robótica Industrial e Programação Offline – Lacuna imensa, faltam empresas dedicadas, soluções, e muito do que acontece na pratica na indústria é empírico. Gestão e Otimização de Processos Industriais – Com uma abordagem voltada para as necessidades específicas do setor.