Não sei se seria o lugar correto para compartilhar minha sugestão, peço desculpas antecipadamente, caso não seja.
Gostaria de compartilhar uma sugestão que acredito ser extremamente valiosa para a expansão da plataforma: a criação de cursos voltados para a área industrial.
Tenho 15 anos de experiência no setor, sendo 10 deles dedicados à programação de robôs industriais, e afirmo que existe uma lacuna significativa na formação técnica disponível para profissionais da área.
Hoje, para treinamentos operacionais, temos instituições como o Senai, e em termos de Ensino Superior, a gente sabe que de modo geral a galera sai formada sabendo fazer conta, mas pouquíssimo conhecimentos técnicos especifícos. Quando entramos mais fundo tópicos técnicos específicos, as opções de acesso ao conhecimento se tornam bastante restritas.
Esse é um cenário que pode ser muito bem atendido pela Alura, cuja abordagem em tecnologia é um diferencial. Com a ascensão de práticas como a Indústria 4.0 e a integração de tecnologias de automação, robótica e CAD/CAM no setor industrial, vejo grande potencial para cursos específicos, como por exemplo:
Indústria 4.0 e Transformação Digital Ferramentas de CAD/CAM – Softwares como SolidWorks, NX, Mastercam e Catia são amplamente utilizados no setor e têm uma curva de aprendizado desafiadora. Robótica Industrial e Programação Offline – Lacuna imensa, faltam empresas dedicadas, soluções, e muito do que acontece na pratica na indústria é empírico. Gestão e Otimização de Processos Industriais – Com uma abordagem voltada para as necessidades específicas do setor.
A falta de acesso a conhecimento técnico especializado e estruturado é um fator limitante, muito por conta disso eu vejo muitas empresas que só não investem mais em tecnologias ou pessoal, porque não encontram. Portanto, acredito que essa iniciativa poderia não apenas atrair novos alunos para a Alura, mas também contribuir para o desenvolvimento do setor industrial no país, ajudando a formar profissionais capacitados para os desafios atuais.
Fico à disposição para compartilhar mais sobre minha experiência e discutir possíveis conteúdos.