Opa, tudo bem?
Pra páginas que tem sempre o mesmo cabeçalho e/ou footer, é interessante criar um arquivo .css só para esses dois componentes? Eu penso que sim, mas não tenho certeza se é uma prática comum
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Opa, tudo bem?
Pra páginas que tem sempre o mesmo cabeçalho e/ou footer, é interessante criar um arquivo .css só para esses dois componentes? Eu penso que sim, mas não tenho certeza se é uma prática comum
Eu fiz isso também, e é comum na hora que você estiver escrevendo os códigos, pois fica mais fácil caso queira fazer uma mudança, é só mudar lá no arquivo .css do cabeçalho e footer que já muda em todas as páginas, porém sempre tem um revés. Seu site vai ficar um pouco mais lento, pois ele tem que buscar e carregar mais arquivos, mas em um projeto pequeno não da muita diferença.
A sugestão que eu recebi quando tive esta dúvida foi: Na hora que estiver construindo, você pode fazer um arquivo só para cabeçalho e footer, para facilitar, e quando for colocar em produção, copiar e colar este css do cabeçalho para o arquivo css onde tem as outras estilizações, e portanto, ficar com apenas 1 arquivo.