Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Configurando o nginx - Ubuntu

Olá pessoal,

Vi que foi bem confuso de entender as configurações na aula e eu também tive dificuldades, mas resolvi assim: Minha versão do Nginx 1.18.0 - Ubuntu

Fui no diretório **/etc/nginx/sites-enable/** e removi o arquivo default que estava lá, também fiz isso no diretório **/etc/nginx/sites-available/** . Depois disso fiz os comandos ara recaregar as configurações do nginx: sudo nginx -s reload e sudo systemctl restart nginx e para confirmar se estava tudo certo sudo nginx -t. Assim, fui no diretório: cd /var/www/html e conferir o arquivo index.html que estava lá, (obs. no meu caso eu tinha dois arquivos, um padrão do nginx e outro que eu havia criado em outro curso aqui da Alura), nesse caso eu deletei o que eu havia criado, deixando o arquivo padrão.

Depois disso, voltei ao arquivo de configuração padrão do ngin no caminho:**cat /etc/nginx/nginx.conf** e ficou assim:

http {
    server {
        listen 8080;
        server_name localhost; 
        location /  {
            root html; 
            index index.html index.htm;
        }
        error_page 500 502 503 504 /50x.html;
    }
    include /etc/nginx/servers/*;
}

E as demais configurações que há nesse arquivo nginx.conf (acima só demonstrei o que inclui) Depois disso fiz os comandos ara recaregar as configurações do nginx: sudo nginx -s reload e sudo systemctl restart nginx e para confirmar se estava tudo certo sudo nginx -t.

E fiz o teste acessando no navegador localhost:8080 ---> ok deu certo após os passos acima;

Agora na criação de um novo servidor na porta 80

No diretório: cd /etc/nginx/ criei outro diretório chamado servers: sudo mkdir servers. E nesse diretório criei o arquivo default.conf com as seguintes configurações:

server{
    listen 80; 
    server_name localhost;
    
    location / {
        root /var/www/html;
        index indexOne.html; (nome que eu criei para meu arquivo)
    }
}

Então no diretório cd /var/www/html criei o arquivo indexOne.html e escrevi "teste" nele, salvei e restartei o nginx: sudo nginx -s reload e sudo systemctl restart nginx

E tudo funcionou: Servidor 1 => localhost:8080 - nginx Servidor 2 => localhost:80 - teste

Espero que possa ajudar!

1 resposta
solução!

Oii, Bianca, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar aqui no fórum a sua sugestão!

Isso ajuda vários estudantes aqui da plataforma.

Se quiser postar outra recomendação aqui no fórum, sinta-se à vontade. :)

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software