Olá pessoal,
Vi que foi bem confuso de entender as configurações na aula e eu também tive dificuldades, mas resolvi assim: Minha versão do Nginx 1.18.0 - Ubuntu
Fui no diretório **/etc/nginx/sites-enable/**
e removi o arquivo default que estava lá, também fiz isso no diretório **/etc/nginx/sites-available/**
.
Depois disso fiz os comandos ara recaregar as configurações do nginx: sudo nginx -s reload
e sudo systemctl restart nginx
e para confirmar se estava tudo certo sudo nginx -t
.
Assim, fui no diretório: cd /var/www/html
e conferir o arquivo index.html que estava lá, (obs. no meu caso eu tinha dois arquivos, um padrão do nginx e outro que eu havia criado em outro curso aqui da Alura), nesse caso eu deletei o que eu havia criado, deixando o arquivo padrão.
Depois disso, voltei ao arquivo de configuração padrão do ngin no caminho:**cat /etc/nginx/nginx.conf**
e ficou assim:
http {
server {
listen 8080;
server_name localhost;
location / {
root html;
index index.html index.htm;
}
error_page 500 502 503 504 /50x.html;
}
include /etc/nginx/servers/*;
}
E as demais configurações que há nesse arquivo nginx.conf (acima só demonstrei o que inclui)
Depois disso fiz os comandos ara recaregar as configurações do nginx: sudo nginx -s reload
e para confirmar se estava tudo certo sudo nginx -t
.
E fiz o teste acessando no navegador localhost:8080 ---> ok deu certo após os passos acima;
Agora na criação de um novo servidor na porta 80
No diretório: cd /etc/nginx/
criei outro diretório chamado servers: sudo mkdir servers
.
E nesse diretório criei o arquivo default.conf
com as seguintes configurações:
server{
listen 80;
server_name localhost;
location / {
root /var/www/html;
index indexOne.html; (nome que eu criei para meu arquivo)
}
}
Então no diretório cd /var/www/html
criei o arquivo indexOne.html e escrevi "teste" nele, salvei e restartei o nginx:
sudo nginx -s reload
E tudo funcionou: Servidor 1 => localhost:8080 - nginx Servidor 2 => localhost:80 - teste
Espero que possa ajudar!