2
respostas

[Sugestão] Conectando a abstração da aula com meu trabalho no Programa de Imunização - PNI

Quando eu acesso o sistema de informção do programa de Imunização - SI-PNI para baixar a planilhas de dados vacinais, eu estou utilizando abstração de forma muito semelhante ao mapa do metrô.
O sistema SI-PNI abstrai toda a complexidade por trás dos dados. Por exemplo, ele oculta detalhes como: como os dados foram armazenados no banco de dados, como a rede de comunicação funciona, como o servidor processa minha solicitação, quais criptografias protegem essas informações. Eunão preciso saber nada disso para usar o sistema.
O que o SI-PNI expõe para mim (usuários) é apenas o essencial: uma interface simples onde seleciono os filtros que importam para aquela demanda específica. Nesse caso, por exemplo: quero filtrar por "vacina tetravalente", "crianças menores de 1 ano" e "status do esquema vacinal" para saber quantas crianças menores de 1 anos completaram o esquema vacinal. É como o mapa do metrô que mostra apenas as linhas e estações relevantes para minha jornada.
A planilha que baixo é uma representação abstraída dos dados. Ela não inclui informações desnecessárias para análise (como detalhes técnicos de armazenamento ou históricos completos de cada criança). Ela apresenta apenas as colunas e informações que precisei para identificar quantas crianças completaram o esquema e quantas ainda faltam.
Assim, conseguo tomar decisões rápidas sobre campanhas de imunização, sem me perder em complexidades técnicas ou dados irrelevantes. A abstração permite que foque no essencial: a saúde pública. Genial! Nunca tive esse olhar, nem fazia ideia de tudo isso!

2 respostas

Excelente analogia Vanelice! Nos faz refletir que a abstração está em todo lugar. No meu caso, quando trabalhava com finanças, fazia algo muito parecido usando macros e Power Query: eu 'escondia' toda a complexidade dos dados brutos para gerar um relatório limpo e focado no que era necessário. Ter essa visão técnica de que estamos simplificando processos para focar no essencial é fundamental. Parabéns pelo insight!

Olá, Kevin! Vamos que vamos, obrigado!