Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Complemento com cenários contendo valores absurdos

Atuo como QA e passei por uma experiência que me deu mais um insight de testar valores assim que é inserir valores 'absurdos', como idade '1' ou '9999'.

Já testei um cenário onde havia um certo limite para um campo de data e ele realmente aparentava não aceitar alguns valores fora de uma faixa. No caso, era o campo do ano, que não aceitava datas de nascimento antes de 1930, algo assim. Ao tentar inserir um 1929, a aplicação retornava uma mensagem de que aquela data era inválida. Contudo, um dos nossos QAs do time inseriu uma data como '850' e o campo permitia. Foi uma situação interessante e sempre quando lembro eu insiro estas validações 'absurdas' nos meus casos de teste.

1 resposta
solução!

Oi Wesley! Tudo bem?

Que interessante a sua experiência com testes de valores "absurdos"!

Esses tipos de testes são realmente valiosos para garantir que o sistema lide adequadamente com entradas inesperadas ou fora do comum. No contexto do curso sobre testes de fronteira, é importante entender que testar valores extremos ou fora do esperado pode revelar falhas que não seriam detectadas com entradas normais.

No caso específico que você mencionou, o teste de fronteira se concentra em verificar os limites das condições, como a transição entre valores que causam mudanças no comportamento do sistema. Por exemplo, testar a idade 60 e 61 para verificar se o sistema aplica corretamente a regra de acréscimo de juros. No entanto, testar valores absurdos, como idades extremamente altas ou baixas, também é uma prática recomendada, pois pode revelar problemas de validação que não são cobertos apenas por testes de fronteira.

Portanto, sua sugestão de incluir testes com valores absurdos complementa bem a abordagem de testes de fronteira, garantindo que o sistema seja robusto e seguro contra entradas inesperadas. Continue aplicando essa prática em seus testes, pois ela pode realmente fazer a diferença na qualidade do software.

Bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!