Gente,
Gostei muito desse exercício que pega nossa resposta discursiva e analisa com IA generativa. É uma maneira muito pedagógica de aprender. Primeiro porque estamos exercitando o cérebro na elaboração do texto resposta. Nesse esforço, recapitulamos o assunto da aula (mentalmente) e escrevemos sobre ele. Isso ajuda muito na fixação e no despertamento para novos insights. É especialmente útil para nos fazer perceber quando estamos muito corridos nas aulas e então é como se sofrêssemos um baque, a nossa mente volta e trabalha sobre o que viu. Em outras palavras, torna a aprendizagem ativa, fazendo o estudante protagonizar.
Em segundo lugar, o feedback tem o potencial da amplitude de conhecimento e perspicácia de uma IA. Ou seja, podemos receber um feedback completo, que trate sobre qualquer aspecto relevante para o nosso aprendizado. Ele pode identificar não só se mencionamos todos os assuntos da aula e corretamente, mas também se o explicamos, se o explicamos bem, se acrescentamos comentários interessantes de nossos insights, experiências etc. Pode nos dar um parecer geral sobre nossa articulação de ideias, organização e estruturação lógica do pensamento, e isso é só o que me vem à mente agora enquanto escrevo. As possibilidades são numerosas.
Por isso, deixo uma sugestão dupla:
- Para a Alura, aumentem a abrangência do feedback nessas atividades. Podem até registrar esses dados como relatório sobre o desempenho do aluno, até mesmo de maneira otimizada, quantitativa e comparável. A IA faz isso.
- Para os estudantes, dediquem-se muito neste ponto da aula. Vai fazer a diferença no seu aprendizado.
A seguir, mostro a tela onde o exercício aparece, para melhor identificação de vocês: