1
resposta

[Sugestão] Como configurar o ambiente de desenvolvimento e as variáveis de ambiente Java no Mac

Boa tarde, pessoal! No curso de Java e Orientação a objetos, só tem explicação de instalação no Windows. Sou INICIANTE na área, fiz lógica de programação, javascript, html5, css, git e github. Confesso que por utilizar mac fiquei perdida em vários momentos em que os cursos pediam p/ utilizar o terminal e os comandos necessários. As explicações se limitam a Windows e isso dificultou bastante meu processo.

Tive vários problemas para configurar o ambiente de desenvolvimento e as variáveis de ambiente Java no Mac, atualmente estou com macOS Catalina versão 10.15.7 e consegui resolver seguindo estes passos:

• Abra o terminal (se você tem dúvidas em como localizar o terminal, pressione cmd+espaço e digite terminal).

• Verifique se o Java está instalado no seu sistema: Abra o terminal e digite o comando java -version. Se você já tiver o Java instalado, a versão será exibida. Caso contrário, você precisará instalar o Java antes de prosseguir.

• Abra o arquivo de configuração do terminal: Abra o terminal e digite o comando nano ~/.bash_profile. Isso abrirá o arquivo .bash_profile no editor de texto nano.

• Configure as variáveis de ambiente: Para configurar as variáveis de ambiente, adicione as seguintes linhas ao arquivo .bash_profile: (linhas adicionadas ao arquivo .bash_profile no terminal do mac )

export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home) export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

• Essas linhas definem a variável JAVA_HOME para apontar para a instalação do Java em seu sistema e adicionam o diretório bin ao caminho de pesquisa do sistema, permitindo que você execute comandos Java de qualquer lugar no sistema.

• Salve e feche o arquivo: Para salvar o arquivo e sair do editor nano, pressione Control-X, digite Y para confirmar a gravação das alterações e, em seguida, pressione Enter para confirmar o nome do arquivo.