1
resposta

[Sugestão] Como configurar o ambiente de desenvolvimento e as variáveis de ambiente Java no Mac

Boa tarde, pessoal! No curso de Java e Orientação a objetos, só tem explicação de instalação no Windows. Sou INICIANTE na área, fiz lógica de programação, javascript, html5, css, git e github. Confesso que por utilizar mac fiquei perdida em vários momentos em que os cursos pediam p/ utilizar o terminal e os comandos necessários. As explicações se limitam a Windows e isso dificultou bastante meu processo.

Tive vários problemas para configurar o ambiente de desenvolvimento e as variáveis de ambiente Java no Mac, atualmente estou com macOS Catalina versão 10.15.7 e consegui resolver seguindo estes passos:

• Abra o terminal (se você tem dúvidas em como localizar o terminal, pressione cmd+espaço e digite terminal).

• Verifique se o Java está instalado no seu sistema: Abra o terminal e digite o comando java -version. Se você já tiver o Java instalado, a versão será exibida. Caso contrário, você precisará instalar o Java antes de prosseguir.

• Abra o arquivo de configuração do terminal: Abra o terminal e digite o comando nano ~/.bash_profile. Isso abrirá o arquivo .bash_profile no editor de texto nano.

• Configure as variáveis de ambiente: Para configurar as variáveis de ambiente, adicione as seguintes linhas ao arquivo .bash_profile: (linhas adicionadas ao arquivo .bash_profile no terminal do mac )

export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home) export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

• Essas linhas definem a variável JAVA_HOME para apontar para a instalação do Java em seu sistema e adicionam o diretório bin ao caminho de pesquisa do sistema, permitindo que você execute comandos Java de qualquer lugar no sistema.

• Salve e feche o arquivo: Para salvar o arquivo e sair do editor nano, pressione Control-X, digite Y para confirmar a gravação das alterações e, em seguida, pressione Enter para confirmar o nome do arquivo.

• Recarregue o arquivo de configuração do terminal: Para recarregar o arquivo de configuração do terminal com as novas configurações, digite o comando source ~/.bash_profile.

Aqui funcionou para mim, segui alguns passos de alguns tutoriais via youtube e não adiantava, estes passos que escrevi, p/ o que tenho instalado na minha máquina funcionou, espero que possa ajudar quem tem mac e está perdido(a) assim como eu fiquei!

1 resposta

Olá, Erisla!

Fico feliz em saber que você conseguiu resolver a configuração do ambiente de desenvolvimento e as variáveis de ambiente Java no seu Mac. É comum encontrarmos dificuldades quando os cursos se limitam a explicar apenas para o sistema operacional Windows, mas com um pouco de pesquisa e paciência, é possível encontrar soluções.

Agradeço por compartilhar os passos que você seguiu para configurar o ambiente no seu Mac. Tenho certeza de que isso será útil para outras pessoas que também estão utilizando o sistema operacional da Apple e enfrentando as mesmas dificuldades.

É importante lembrar que cada sistema operacional possui suas particularidades, então é normal que os comandos e configurações sejam diferentes. Por isso, é sempre bom buscar tutoriais específicos para o sistema que você está utilizando.

Continue se dedicando aos estudos e não hesite em buscar ajuda sempre que precisar. Estamos aqui para te auxiliar no que for necessário.

Espero ter ajudado e bons estudos!