Sou uma pessoa que tinha muita dificuldade para me concentrar no que é realmente necessário. Todos sabemos como é muito mais atraente desperdiçar tempo em redes sociais do que estudar, trabalhar ou simplesmente fazer o que deve ser feito. Hoje conheço vários aplicativos que me ajudam a me manter focada. Aqui estão eles:
- Forest O Forest é um aplicativo de produtividade que bloqueia seu celular por tempo determinado. Você determina um tempo, como 40 minutos por exemplo, e o aplicativo não permite que você acesse outros aplicativos do seu celular. Você pode usar uma lista de permissões (é útil quando você precisa usar o celular para estudar em algum aplicativo especifíco).
- Yeolpumta A proposta dele é bem parecida com a do Forest, ele bloqueia o acesso do seu celular aos aplicativos e também conta com uma lista de aplicativos permitidos. A diferença mais evidente são as salas, onde você pode estudar com outras pessoas, criando assim, uma comunidade de estudos.
- Routinery Esse aplicativo tem uma proposta diferente. Nele você pode especificar sua rotina diária. Você estabelece o horário em que acorda e vai especificando quantas horas ou minutos vai levar para cumprir determinada tarefa, desde coisas básicas como escovar os dentes, ao tempo que você quer estudar. Gosto dele por ser um lembrete que muitas vezes temos tempo o suficiente para fazer o que desejamos todos os dias, mas muitas vezes não temos o foco e a disciplina necessária para realizar essas tarefas.