Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] como as pessoas poderiam melhorar esses pontos

Identificar sua paixão e propósito: Refletir sobre o que realmente te motiva a aprender e como isso pode se conectar com sua carreira. O Ikigai pode ajudar a entender onde seus interesses e habilidades se cruzam com as demandas do mercado.

Explorar novas áreas de interesse: Considerando as múltiplas carreiras, você poderia buscar aprender em áreas que vão além do seu campo de atuação atual. Isso também é alinhado com a ideia de que o aprendizado não tem limites e deve ser contínuo.

Adaptar-se aos seus estilos de aprendizagem: Seja mais prático, teórico ou reflexivo, busque métodos que combinem com seu estilo pessoal. A teoria de Kolb pode ser um excelente guia para identificar se você é mais sensível à experiência direta, à reflexão sobre essa experiência, à concepção de novas ideias ou à experimentação ativa.

Utilizar ferramentas digitais: Aproveitar as tecnologias e plataformas de aprendizado digital, que proporcionam flexibilidade e acesso a uma infinidade de conteúdos. Isso seria uma excelente forma de integrar a transformação digital ao seu processo de aprendizado.

2 respostas
solução!

Oi, Julia!

Obrigada por compartilhar suas reflexões.

Muito bom como você conectou o Ikigai e a teoria de Kolb ao tema de aprendizado como estilo de vida. Essas ferramentas realmente ajudam a alinhar o propósito pessoal com estratégias de aprendizado e atuação no mercado. E, destacar a exploração de novas áreas e o uso de ferramentas digitais mostra uma visão bem ampla e prática sobre como expandir o conhecimento.

É muito bom ver esse tipo de análise! Incentivo você a continuar explorando novas formas de aprendizado e aplicando essas teorias no dia a dia.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

bons estudos

Acho que esses pontos são essenciais para um aprendizado mais estratégico e alinhado ao crescimento profissional e pessoal. O conceito de Ikigai realmente ajuda a entender onde meus interesses e habilidades se cruzam com as demandas do mercado, tornando o aprendizado mais significativo e direcionado.

Além disso, gosto da ideia de explorar novas áreas de interesse, já que o conhecimento não deve ficar limitado a um único campo. Hoje em dia, múltiplas carreiras são uma realidade, e acredito que expandir o aprendizado para diferentes áreas pode abrir novas oportunidades.

Também levo muito em conta meu estilo de aprendizagem. No meu caso, sou multimodal RK (leitura/escrita e cinestésico), então procuro equilibrar teoria e prática, registrando o que aprendo e aplicando de forma ativa. A teoria de Kolb me ajudou a entender melhor como transformar a experiência em conhecimento real.