1
resposta

[Sugestão] Começando

Olá! Estou começando nesse ramo de programação e queria dicas de como começar, quais linguagens, essas coisas. Se tiverem dicas e puderem compartilhar, eu agradeço. Eu peguei o Python pra iniciar.

1 resposta

Olá, Lucas! Tudo bem?

Que ótimo saber que você está começando sua jornada na programação! Escolher Python como sua primeira linguagem é uma excelente decisão. Python é conhecido por sua sintaxe clara e simplicidade, o que facilita o aprendizado para iniciantes.

Minhas principais dicas seriam:

1. Entenda os Conceitos Básicos: Antes de tudo, familiarize-se com conceitos fundamentais de programação, como variáveis, loops, condicionais e funções. Esses conceitos são essenciais em qualquer linguagem.

2. Pratique Regularmente: A prática é essencial. Tente resolver pequenos problemas diários ou desafios de programação. Sites como o LeetCode oferecem desafios que podem ajudar a reforçar seu aprendizado.

3. Projetos Simples: Comece a criar pequenos projetos, como uma calculadora, um jogo simples ou um gerador de senhas. Isso não só ajuda a aplicar o que você aprendeu, mas também a entender como os programas são estruturados. Aproveite bastante os cursos da Alura para isso, já que são todos orientados a projetos e você consegue aprender muito com eles!

4. Leia a Documentação: A documentação é um recurso muito importante na programação. Você pode sempre contar com ela. A documentação oficial do Python pode ser acessada aqui.

5. TechGuide: Quando estamos começando, é dificil saber qual trilha seguir. Por isso há o TechGuide.sh, que é um guia para ajudar na sua jornada de aprendizado. Você pode acessar a trilha de Python clicando aqui.

Lembre-se de que a jornada de aprendizado é contínua e cada passo dado é um avanço. Conte sempre com o apoio do fórum!

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!