Olá! Estou começando nesse ramo de programação e queria dicas de como começar, quais linguagens, essas coisas. Se tiverem dicas e puderem compartilhar, eu agradeço. Eu peguei o Python pra iniciar.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Estou começando nesse ramo de programação e queria dicas de como começar, quais linguagens, essas coisas. Se tiverem dicas e puderem compartilhar, eu agradeço. Eu peguei o Python pra iniciar.
Olá, Lucas! Tudo bem?
Que ótimo saber que você está começando sua jornada na programação! Escolher Python como sua primeira linguagem é uma excelente decisão. Python é conhecido por sua sintaxe clara e simplicidade, o que facilita o aprendizado para iniciantes.
Minhas principais dicas seriam:
Entenda os Conceitos Básicos: Antes de tudo, familiarize-se com conceitos fundamentais de programação, como variáveis, loops, condicionais e funções. Esses conceitos são essenciais em qualquer linguagem.
Pratique Regularmente: A prática é essencial. Tente resolver pequenos problemas diários ou desafios de programação. Sites como o LeetCode oferecem desafios que podem ajudar a reforçar seu aprendizado.
Projetos Simples: Comece a criar pequenos projetos, como uma calculadora, um jogo simples ou um gerador de senhas. Isso não só ajuda a aplicar o que você aprendeu, mas também a entender como os programas são estruturados. Aproveite bastante os cursos da Alura para isso, já que são todos orientados a projetos e você consegue aprender muito com eles!
Leia a Documentação: A documentação é um recurso muito importante na programação. Você pode sempre contar com ela. A documentação oficial do Python pode ser acessada aqui.
TechGuide: Quando estamos começando, é dificil saber qual trilha seguir. Por isso há o TechGuide.sh, que é um guia para ajudar na sua jornada de aprendizado. Você pode acessar a trilha de Python clicando aqui.
Lembre-se de que a jornada de aprendizado é contínua e cada passo dado é um avanço. Conte sempre com o apoio do fórum!
Um abraço e bons estudos!