Aqui na minha máquina, o comando minikube tunnel --bind-address='meu_ip' não funcionou, dá conflito com o virtual box.
Como alternativa, utilizei o comando kubectl port-forward 'nome_do_pod' 3000:3000
"Pode isso, Arnaldo?" rs
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Aqui na minha máquina, o comando minikube tunnel --bind-address='meu_ip' não funcionou, dá conflito com o virtual box.
Como alternativa, utilizei o comando kubectl port-forward 'nome_do_pod' 3000:3000
"Pode isso, Arnaldo?" rs
Olá, Eduardo! Tudo bem?
Que ótima sugestão! O uso do comando kubectl port-forward como alternativa ao minikube tunnel --bind-address é uma solução válida. Quando o minikube tunnel --bind-address='meu_ip' não funcionou por causa do conflito com o VirtualBox na sua máquina, recorrer ao kubectl port-forward foi uma decisão muito acertada.
O comando kubectl port-forward 'nome_do_pod' 3000:3000 redireciona o tráfego da porta 3000 do pod diretamente para a porta 3000 da sua máquina local. Essa abordagem é utilizada quando você precisa acessar rapidamente um serviço em execução dentro do cluster, sem a necessidade de configurar um serviço do tipo LoadBalancer ou NodePort.
Vale lembrar que o port-forward é considerado uma solução temporária. Isso significa que ele precisa ser reexecutado sempre que o pod ou o terminal forem reiniciados. Para ambientes de desenvolvimento e testes, porém, essa alternativa é completamente aceitável e resolve muito bem o problema.
Pode sim, Eduardo! 🤣 A criatividade para contornar limitações do ambiente faz parte do aprendizado.
Ficou claro porquê é uma solução válida?