Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Sugestão] Colaborei comigo mesma

A aula foi apresentada 'em dupla', mas na prática aqui enquanto tento fazer junto, não soube como fazer de outra forma a não ser seguindo os passos dentro do meu próprio repositório do github kkkkkkk, então segui tudo corretamente e ao chegar na parte do git push, na aula apresentou um erro por falta de permissão do proprietário do repositório do github, mas pra mim a mensagem ao comando no terminal foi bem diferente aqui porque deu certo de primeira kkkkkkkkk print da resposta do comando usado

De qualquer forma segui anotando e dando continuidade nas instruções da aula, mas de começo fiquei bem perdida e sem entender bem como prosseguir ja que não havia dado o erro esperado, então deixo aqui no fórum pra que, caso você assim como eu tenha procurado alguém falando que também tava colaborando sozinho, pode ter certeza que fizeram igual! Olha o lado legal, você aprendeu a colaborar sozinho kkkkkkkkkk, não deixa de anotar as recomendações e instruções seguintes pra quando for colaborar com alguém, a ausência do erro esperado não significa que você errou (nesse caso)!

1 resposta

Olá, Larissa, como vai?

Boa sacada a sua, e faz total sentido o que aconteceu. Quando a atividade pede uma dupla e você faz sozinha usando seu próprio repositório, você automaticamente é dona (owner) daquele repositório, então o git push funciona de primeira porque você tem permissão total pra escrever nele. O erro de permissão que a aula mostra só aparece quando uma segunda pessoa, que não é dona do repositório e não foi adicionada como colaboradora, tenta dar push sem ter sido convidada antes pelo dono via configurações do GitHub.

Isso não invalida o que você aprendeu, muito pelo contrário. Você já entendeu o fluxo de comandos (add, commit, push) e agora só falta viver na prática o cenário de permissão, que é justamente adicionar outra pessoa como colaboradora num repositório que não é dela, ou pedir pra alguém te adicionar como colaboradora no repositório dessa pessoa. Aí sim o erro que a aula mostra vai aparecer caso vocês tentem pular a etapa do convite, e essa vivência completa o aprendizado sobre controle de acesso no Git.

O fórum está sempre à disposição pra qualquer dúvida que aparecer.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!