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[Sugestão] código diferente para raquete do oponente errar

Eu queria criar a chance de errar de modo aleatório, pra isso pesquisei na 'Reference' alguma função que me desse esse número de forma automática dentro das condições que eu impus. Assim eu achei a função random() - onde eu posso colocar um intervalo de valores que serão atribuídos a variável chanceDeErrar se os pontosDoOponente for maior ou igual aos meusPontos.

Código do cálculo da chance de errar:

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar = random(35, 55);
  }
} 

Código completo:

    //VARIÁVEIS
//----------------
//BOLINHA
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

//MINHA RAQUETE
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

//RAQUETE DO OPONENTE
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let movimentoYRaquete;
let chanceDeErrar = 0;

let colidiu = false;

// PLACAR DO JOGO
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//SONS DO JOGO
let ponto;
let raquetada;
let trilha;

    //FUNÇÕES
//----------------

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop(); /*é executado durante todo o jogo*/
  }

function draw() {
  background(0);
  mostrarBolinha();
  movimentoBolinha();
  colisaoBorda();
  mostrarRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostrarRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  //movimentaRaqueteOponente2();
  //movimentaMinhaRaqueteOponente3()
  incluirPlacar();
  marcarPonto();
  }

//BOLINHA
function mostrarBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  }

function movimentoBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
  }

function colisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;  
    }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;  
    }
  }

//RAQUETE
function mostrarRaquete(x, y){
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
  }  

function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y) {
 colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete,      alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
    }
  }

function movimentaMinhaRaquete(){
   if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  movimentoYRaquete = yBolinha - yRaqueteOponente -      comprimentoRaquete / 2 - 45;
  yRaqueteOponente += movimentoYRaquete + chanceDeErrar;
  calculaChanceDeErrar();

}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar = random(35, 55);
  }
} 

function movimentaRaqueteOponente2(){
  if (xBolinha >= 300){
     if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaqueteOponente -= 10;
  }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaqueteOponente += 10;
    }
  }
}

function movimentaMinhaRaqueteOponente3(){
   if (keyIsDown(87)) {
    yRaqueteOponente -= 10;
  }

  if (keyIsDown(83)) {
    yRaqueteOponente += 10;
  }
}


function incluirPlacar(){
  stroke(255);         //CONTORNO DOS OBJETOS
  textAlign(CENTER);   //CENTRALIZAR TEXTO
  textSize(16);        //TAMANHO DO TEXTO

  fill(color(255, 140, 0)); //COR DO OBJETO SEGUINTE
  rect(130, 10, 40, 20);    //OBJETO CRIADO
  fill(255);                //COR DO OBJETO SEGUINTE
  text(meusPontos, 150, 26);//OBJETO CRIADO.

  fill(color(255, 140, 0));  
  rect(430, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 450, 26);
}

function marcarPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }

}

Também fiz com que o jogador pudesse jogar contra ele mesmo utilizando as mesmas teclas de setas para cima e para baixo nas duas raquetes, assim o tempo de reação é bem melhor! É só habilitar essa parte do código:

function movimentaRaqueteOponente2(){
  if (xBolinha >= 300){
     if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaqueteOponente -= 10;
  }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaqueteOponente += 10;
    }
  }
}
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Oi! Tudo bem?

Parabéns por ter ido além do que foi pedido e visto no curso, assim você vai longe! Saindo da zona de conforto nos habilita a aprender novas coisas. A função random() é bem legal pra aplicar em alguns jogos, de fato.

Obrigada por compartilhar conosco o seu novo aprendizado e a sua sugestão! Continue assim! :D

Se alguma dúvida surgir, estamos disponíveis para te ajudar.

Abraços e bons estudos!

Tô nem doido testar isso, já tá dando errado com o simples magina com isso. kkk

Cara, eu fui testar e a raquete do oponente ficou maluquinha se tremendo toda kkkkk mais alguém teve isso? onde será q eu errei? rs