A Comunicação Não Violenta, é uma abordagem que busca melhorar a qualidade da comunicação e fortalecer as conexões humanas, promovendo respostas conscientes e empáticas. A CNV propõe a substituição de padrões automáticos de comunicação por respostas mais cuidadosas e deliberadas, focando na observação das situações, identificação das próprias emoções e necessidades, e expressando-se de forma respeitosa.
Ela promove a empatia, o respeito e a atenção nas interações, criando um ambiente onde todos se sentem ouvidos e compreendidos. O impacto da CNV nas interações é positivo, pois facilita a resolução pacífica de conflitos e a criação de soluções colaborativas. Sua aplicação vai além do atendimento, sendo útil em ambientes de trabalho, relações pessoais, educação e terapia.
A CNV envolve o desafio de observar, compreender e identificar as necessidades subjacentes, além de realizar pedidos claros que atendam tanto às próprias necessidades quanto às dos outros. Ela também foca no fomento à empatia e simpatia, evitando abordagens autoritárias, e estimula a auto-observação, nomeação de emoções e a clareza nos pedidos. Dessa forma, a CNV auxilia no desenvolvimento da empatia e na superação de desafios como mal-entendidos e comunicação agressiva.