1
resposta

CASO REAL

Olá pessoal, vou compartilhar com vocês um ocorrido.

Um dev foi testar um banco de dados atualizado, ele resolveu renomear o arquivo sendo que não prestou atenção no nome do arquivo que estava em produção. Acabou que ele usou o comando mv e sobrescreveu o arquivo de teste em cima do arquivo de produção.

Mas para evitar isso, recomendo fortemente que utilizem o "mv -i" e "cp -i". Basta adicionar "-i" no comando, ou seja, ele será interativo e solicitará confirmação para sobrescrever o arquivo. O que na prática dificulta que, por falta de atenção, alguém sobrescreva um arquivo importante.

FICA A DICA!!!

1 resposta

Oii Victor, tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua experiência e a sugestão sobre o uso dos comandos mv -i e cp -i. Realmente, adicionar o parâmetro -i para tornar os comandos interativos é uma ótima prática, especialmente em ambientes de produção onde um simples erro pode causar grandes problemas.

Sua dica é extremamente válida e se alinha perfeitamente com o que foi discutido na seção sobre movimentação e renomeação de arquivos e diretórios. Como você mencionou, o uso do mv -i pode prevenir acidentes ao solicitar uma confirmação antes de sobrescrever arquivos, o que adiciona uma camada extra de segurança. Muito obrigada mais uma vez!

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software