O vídeo mostra de forma bem clara como o Excel é importante no mercado de trabalho hoje. Dá pra perceber que não é só uma ferramenta básica, mas algo que realmente faz parte da rotina de muitas profissões, independente da área.
Na minha visão, isso é algo muito essencial, porque hoje em dia quase todo trabalho pede pelo menos um conhecimento em Excel. E não só o básico, mas muitas vezes um nível intermediário já acaba sendo o mínimo esperado. Isso mostra como a ferramenta foi se tornando cada vez mais importante ao longo do tempo.
Pensando no meu objetivo de seguir na área de programação, eu consigo ver que o Excel também está presente nesse caminho. Mesmo não sendo a principal ferramenta de um programador, ele aparece bastante no dia a dia, principalmente quando envolve organização de dados, análise e até automações mais simples. Isso mostra que as áreas acabam se conectando.
Outro ponto que eu considero importante é que o Excel não serve só para fazer contas ou organizar informações, mas também ajuda a entender melhor os dados e tomar decisões. Isso faz com que ele seja útil em diferentes situações, tanto pessoais quanto profissionais.
No geral, vejo o vídeo como um reforço da realidade do mercado, mostrando que aprender Excel é algo muito relevante e que pode fazer diferença no desenvolvimento profissional, independente da área que a pessoa escolha seguir.