Olá,
Ao realizar o curso me deparei com dois tipos de erros que foram causados em sequência, que é o ReferenceError:
Uncaught ReferenceError: exports is not defined at app.js
E após resolver o problema da ReferenceError obtive um erro global referente ao módulo undici-types
Cannot find module 'undici-types'. Did you mean to set the 'moduleResolution' option to 'nodenext', or to add aliases to the 'paths' option?
Para resolver esse problema eu localizei uma possível solução no GitHub: https://github.com/DefinitelyTyped/DefinitelyTyped/discussions/67406
Fiz a importação da dependência faltante:
npm i undici-types
E após isso fiz a importação do módulo no arquivo tsconfig.json
, conforme mencionado na solução declarada acima
O script dentro do compilerOptions ficou dessa forma:
"compilerOptions": {
"paths": {
"undici-types": [
"./node_modules/undici-types/index.d.ts"
],
},
},
Após isso, removi a pasta node__modules e reinstalei com o comando:
npm install
Após isso ambos os erros pararam
Pelo que pude compreender esse erro é causado pela biblioteca padrão 'CommonJS' que não tem mais compatibilidade total com os recursos atuais do navegador sendo necessário atualização do módulo e da 'env' global responsável pela configuração do compilador e para transcrever adequadamente o código Typescript para o Javascript.
Espero que eu possa ajudar alguém com esse post. Pois tive esses problemas que estavam interrompendo meu progresso do curso e, após uma pesquisa breve consegui achar essa solução que para mim funcionou perfeitamente, espero que funcione para os demais.