Olá, Bruna. Tudo bem com você?
Sua sugestão de voltar ao primeiro diamante durante a reunião é bastante válida. Isso pode ajudar a equipe a relembrar os pontos discutidos e manter todos na mesma página, tornando o processo mais ativo e engajado.
No Design Thinking, é comum revisitar etapas anteriores para garantir que o processo esteja sendo conduzido de forma eficaz. Isso é conhecido como processo iterativo.
Quanto à questão do anonimato, você está absolutamente certa. Técnicas como o Brainwriting e o Zen Voting são projetadas para eliminar vieses e garantir que todas as vozes sejam ouvidas. No Brainwriting, por exemplo, as ideias são anotadas e compartilhadas anonimamente, o que pode incentivar a participação de pessoas que podem se sentir desconfortáveis ao compartilhar suas ideias em voz alta.
O Zen Voting, por outro lado, é uma técnica de votação anônima que permite que todos na equipe expressem sua opinião sem medo de julgamento. Isso pode resultar em uma decisão mais equilibrada e justa.
Um exemplo prático seria, durante a reunião, fazer uma breve recapitulação do primeiro diamante, destacando os principais pontos discutidos. Em seguida, você poderia passar para a sessão de Brainwriting, onde cada membro da equipe escreve suas ideias em um pedaço de papel e, em seguida, passa para o próximo membro da equipe. Após algumas rodadas, você teria um conjunto diversificado de ideias para analisar. Finalmente, você poderia usar o Zen Voting para decidir quais ideias implementar.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Até mais e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!