Olá,
ao acessar a dashboard do Jenkins me deparei com a falta do plugin blue ocean que facilita o processo de criação do pipeline. Ao dar uma fuçada encontrei alguns problemas de versões incoerentes que fazem o blue ocean não ser reconhecido e ficar indisponível. Nesse caso, a minha solução é paliativa, já que a solução por definitivo deve ser feita com versões corrigidas no processo de build dentro do dockerfile do jenkins.
O que eu fiz para tornar o blue ocean disponível foi:
no dashboard acessar no menu a esquerda da tela a opção Gerenciar Jenkins para abrir página do gerenciador. Dentro da página do gerenciador você pode procurar pela opção de plugins ou dar um control + F e escrever plugins para encontrar com mais facilidade.
Clicando em plugins abre uma ferramenta de gestão de plugins onde você pode fazer as atualizações necessárias para resolver os problemas com os plugins já instalados, e também instalar novos plugins clicando em extensões disponíveis no menu lateral esquerdo.
Dentro dessa opção você pode procurar por plugins que quiser, e no nosso caso queremos o Blue Ocean, então basta fazer a pesquisa. Após encontrar o plugin na pesquisa, você deve marcar o checkbox ao lado e clicar em instalar no botão azul no canto superior direito.
Pode ser que seja necessário restartar o container, então por boa prática você pode fazer um docker compose stop e depois up.
Ao acessar o dashboard novamente o blue ocean deve aparecer no menu lateral esquerdo como na minha imagem abaixo: