Avaliação de Aprendizado de um Estudante Autônomo
Nome do aluno: Anderson Alencar Jacob
Data: 20 de julho de 2025
1. Autoavaliação de Pontos Fortes e Pontos Fracos
Eu acredito que um dos meus principais pontos fortes é a capacidade de organizar meu tempo. Consigo planejar meus estudos com antecedência e seguir um cronograma, o que me ajuda a manter a consistência. Além disso, sou curioso e procuro sempre aprofundar o que aprendo, buscando fontes adicionais e questionando o conteúdo, o que fortalece minha compreensão. Também tenho me mostrado resiliente, especialmente quando enfrento conteúdos mais difíceis.
Um ponto que preciso melhorar é a procrastinação em certos momentos, especialmente quando o conteúdo é mais complexo ou menos interessante para mim. Outro ponto é a dificuldade de pedir ajuda quando necessário — muitas vezes fico tentando resolver sozinho por muito tempo, o que pode atrasar meu progresso. Também percebo que, às vezes, exagero na quantidade de conteúdo planejado para um único dia, o que pode levar à frustração e cansaço.
2. Estratégias Utilizadas
Já utilizei várias estratégias para organizar meus estudos. Criei metas diárias e semanais com o auxílio de um planner digital. Usei a técnica Pomodoro para manter a concentração e evitar distrações. Também experimentei fazer mapas conceituais e resumos visuais para fixar melhor o conteúdo. Além disso, comecei a utilizar flashcards digitais para revisões rápidas e memorização de conceitos importantes.
3. Novas Estratégias e Planejamento
Já experimentei o método 70-20-10, explicando o que aprendi em minhas próprias palavras para verificar se compreendi de fato. Também pretendo estudar em grupo com colegas online para trocar conhecimentos e tirar dúvidas. Além disso, vou tentar gravar vídeos explicando conteúdos, o que pode ajudar a solidificar meu aprendizado.
4. Metas e Objetivos
Ler e resumir pelo menos um livro por mês nas áreas de ciência e tecnologia.
Desenvolver habilidades básicas em programação Python até o final do semestre.
Essas metas estão diretamente ligadas ao meu objetivo de ingressar em uma faculdade de Engenharia no futuro. Melhorar em Matemática é essencial para o vestibular. A leitura constante vai me ajudar a desenvolver o raciocínio crítico e a ampliar meus conhecimentos. E aprender programação é um passo importante para me preparar para o mercado de trabalho da área que quero seguir.
5. Reflexão Final
Minha experiência com a aprendizagem autônoma tem sido muito enriquecedora. Ter controle sobre o que e como estudar me fez sentir mais responsável e engajado com meu aprendizado. O uso de técnicas como Pomodoro e mapas conceituais tem me ajudado bastante, e a organização com metas claras tem mantido minha motivação. Por outro lado, reconheço que preciso melhorar minha disciplina em momentos de baixa energia e aprender a pedir ajuda com mais facilidade. No geral, acredito que estou no caminho certo e estou cada vez mais confiante na minha capacidade de aprender sozinho.