Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Aula1_Bibliotecas Atividades1/2/3/4/5/6/7/8

##1. Escreva um código para instalar a versão 3.7.1 da biblioteca matplotlib.
##2. Escreva um código para importar a biblioteca numpy com o alias np.
##3. Crie um programa que leia a seguinte lista de números e escolha um número desta aleatoriamente.
import matplotlib.pyplot as plt
import numpy as np

# Definindo os dados
lista = [8, 12, 54, 23, 43, 1, 90, 87, 105, 77]

# Gerando número aleatório entre o mínimo e máximo da lista
numeroaleatorio = np.random.randint(min(lista), max(lista) + 1)
print('Número aleatório gerado: ', numeroaleatorio)
## 4. Crie um programa que sorteia, aleatoriamente, um número inteiro positivo menor que 100.
# Importando a biblioteca random com metodo randrange
from random import randrange

# Sorteando um numero entre 1 e 99
sorteio = randrange(1, 100)
for tentativa in range(1, 5):
    # Lendo o palpite do usuario
    palpite = int(input('Digite um numero inteiro/positivo: '))
    # Verificando se o palpite é igual ao sorteio
    if palpite == sorteio:
        print(f'Parabéns! Você acertou o número {sorteio} na tentativa {tentativa}')
        break
    # Verificando se o palpite é maior que o sorteio
    elif palpite > sorteio:
        print('O número sorteado é menor')
    # Verificando se o palpite é menor que o sorteio
    else:
        print('O número sorteado é maior')
## 5. Crie um programa que solicite à pessoa usuária digitar dois números inteiros e calcular a potência do 1º número elevado ao 2º. 
# Importando a biblioteca 
from math import pow

# Coletando o primeiro número com validação
while True:
    try:
        numero0 = int(input('Digite o primeiro número: '))
        break
    except ValueError:
        print('Entrada inválida! Digite um número inteiro.')

# Coletando o segundo número com validação
while True:
    try:
        numero1 = int(input('Digite o segundo número: '))
        break
    except ValueError:
        print('Entrada inválida! Digite um número inteiro.')

# Calculando a potência
resultado = pow(numero0, numero1)

# Exibindo o resultado
print(f'O resultado de {numero0} elevado a {numero1} é: {resultado}')
## 6. Um programa deve ser escrito para sortear uma pessoa seguidora de uma rede social para ganhar um prêmio. A lista de participantes é numerada e devemos escolher aleatoriamente um número de acordo com a quantidade de participantes. Peça à pessoa usuária para fornecer o número de participantes do sorteio e devolva para ela o número sorteado.
# Importando a biblioteca 
from math import pow

# Coletando o primeiro número com validação
while True:
    try:
        numero0 = int(input('Digite o primeiro número: '))
        break
    except ValueError:
        print('Entrada inválida! Digite um número inteiro.')

# Coletando o segundo número com validação
while True:
    try:
        numero1 = int(input('Digite o segundo número: '))
        break
    except ValueError:
        print('Entrada inválida! Digite um número inteiro.')

# Calculando a potência
resultado = pow(numero0, numero1)

# Exibindo o resultado
print(f'O resultado de {numero0} elevado a {numero1} é: {resultado}')
## 7. Você recebeu uma demanda para gerar números de token para acessar o aplicativo de uma empresa. O token precisa ser par e variar de 1000 até 9998. Escreva um código que solicita à pessoa usuária o seu nome e exibe uma mensagem junto a esse token gerado aleatoriamente.
#"Olá, [nome], o seu token de acesso é [token]! Seja bem-vindo(a)!"
# Importando a biblioteca 
from random import randint

# Coletando o nome do usuário
nome = input(str('Digite seu nome: ')).upper()

# Gerando o Token
token = randint(1000, 9998)

# Exibindo o Nome/Token
print(f'Olá {nome}, seu token de acesso é: {token}! Seja bem-vindo(a)!')
## 8. Para diversificar e atrair novos(as) clientes, uma lanchonete criou um item misterioso em seu cardápio chamado "salada de frutas surpresa". Neste item, são escolhidas aleatoriamente 3 frutas de uma lista de 12 para compor a salada de frutas da pessoa cliente. Crie o código que faça essa seleção aleatória de acordo com a lista abaixo:
# Importando a biblioteca
from random import sample

# Lista de frutas
frutas = [
    'maçã', 'banana', 'uva', 'pêra', 
    'manga', 'coco', 'melancia', 'mamão',
    'laranja', 'abacaxi', 'kiwi', 'ameixa'
    ]

# Exibindo a lista de frutas
print('Lista de frutas disponíveis:')
for i in frutas:
    print(i)

# Gerando a Salada Surpresa
salada = sample(frutas, 3)
print('\nA salada surpresa é: ')
for i in salada:
    print(i)
1 resposta
solução!

Olá, Marinaldo. Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar o seu código aqui com a gente. Parabéns pelo trabalho. Continue com essa dedicação.

Seu conjunto de respostas está bem organizado e mostra que você está aplicando na prática os conceitos trabalhados nas aulas. A estrutura dos programas e a variedade de bibliotecas utilizadas enriquecem bastante sua aprendizagem.

Uma dica interessante para o futuro é explorar o uso do método choice() da biblioteca random, que pode ser útil para sortear um item diretamente de uma lista:


from random import choice

nomes = ['Ana', 'Carlos', 'Jéssica', 'Marinaldo']
sorteado = choice(nomes)
print('Pessoa sorteada:', sorteado)

Esse código sorteia um nome da lista sem precisar calcular índices manualmente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!