2
respostas

[Sugestão] Atualizar o guia talvez.

Fui instalar pelo link passado e era outra versão mais atualizada, e durante a instalação a uma grande diferença, seria bom atualizarem as mensagens e imagens.

Além disso a tela congelou:

Imagem do ubuntu congelado na instalação

Meu computador é muito bom digamos assim, então creio que não seja por falta de memoria ou algo assim, vou deixar a janela aberta por mais uma hora pra ver se resolve, mas caso não resolva venho ver se me responderam.

2 respostas

Olá, João!

Em breve, teremos a atualização completa dessa formação. Recomendo o uso do WSL (Windows Subsystem for Linux), é mais simples e leve para aprender como lidar com terminais do Linux.

Sobre o problema da tela congelada, isso pode ocorrer por diversos motivos, mesmo em máquinas com bom desempenho. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a resolver o problema:

1. Verifique a Integridade da ISO: Às vezes, o arquivo ISO pode estar corrompido. Tente baixar novamente a ISO do Ubuntu e verifique a integridade do arquivo usando checksums.

2. Configurações da Máquina Virtual: Certifique-se de que a máquina virtual tem recursos suficientes alocados. Geralmente, 2 GB de RAM e 2 CPUs são suficientes para a instalação do Ubuntu, mas você pode aumentar esses valores se seu hardware permitir.

3. Desativar Aceleração 3D: Alguns usuários relataram que desativar a aceleração 3D nas configurações da máquina virtual pode resolver problemas de congelamento.

4. Atualizar VirtualBox: Certifique-se de que está usando a versão mais recente do VirtualBox e dos Guest Additions.

5. Logs do VirtualBox: Verifique os logs do VirtualBox para obter mais informações sobre o que pode estar causando o congelamento. Os logs podem ser encontrados em Logs na interface do VirtualBox.

6. Reiniciar o Processo de Instalação: Às vezes, simplesmente reiniciar o processo de instalação pode resolver o problema. Feche a máquina virtual, reinicie o VirtualBox e tente iniciar a instalação novamente.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema. E, claro, sua sugestão sobre a atualização do guia é muito válida e será encaminhada para a equipe responsável.

Bons estudos!

Fiz as coisas que falou, a aceleração de 3D ja estava desativada nessa versão, baixei novamente a iso e refiz a instalação varias vezes, o virtualbox eu baixei ele ontem e verifiquei hoje se precisava atualizar, tudo certo, aumentei a memoria e as CPUs, notei a diferença no carregamento mas novamente congelou por algumas horas entre meus testes, não sei ver o log então foi a unica coisa que não pude ver, obrigado a ajuda, se eu não conseguir resolver vou para a outra parte do meu plano de estudos enquanto espero a atualização do tutorial!

Obrigado novamente, vou deixar essa publicação em aberto até a atualização ou eu conseguir resolver, caso alguem me ajude ou eu ache uma solução!