1
resposta

[Sugestão] Atualização da formação de Kafka

Olá! Há algumas semanas dei início a formação de Kafka. Tenho gostado bastante das aulas, principalmente da didática do instrutor. Entretanto, percebo que o curso já tem quase 5 anos, a versão do Kafka usada na formação é a 2.x sendo que a versão 3 do Kafka já tem mais de 2 anos de estrada, tem novas features e tem se tornado o novo padrão de implantação. Por exemplo, estou me preparando para subir o Kafka e verifiquei, por exemplo, que já existe uma feature para gerenciamento dos metadados chamada Kraft que pode ser usada em substituição ao Zookeeper. Pelo que entendi, esta evolução chega a ser até mais escalável que o Zookeeper e está se tornando um padrão na arquitetura. Seria muito interessante haver uma atualização da formação para já termos contato com estas features mais recentes. Uma outra observação é que estou no item 5 de 8 da formação e não sei se o uso de imagens Kafka é abordado na formação. Caso não seja abordado, sugiro incluir um tópico sobre sobre o uso de imagens do Kafka já que o uso de imagens tem se tornado um padrão.

1 resposta

Oii, Sylvio, tudo bem?

Obrigada pela sua sugestão! Ela faz bastante sentido com as configurações atuais do Kafka.

Sobre a inclusão de imagens: é um ótimo ponto. Inclusive, temos alguns tópicos aqui no fórum ensinando a fazer isso, como este.

Agradeço seu feedback. Se mais alguma sugestão surgir em mente, fique à vontade para nos falar! :)

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software