1
resposta

[Sugestão] Atividade Prática 07: Diálogo Construtivo em foco.

Exemplo de diálogo:

Maria: João, percebo que temos dificuldades com os prazos do nosso trabalho escolar. Me sinto frustrada e ansiosa, pois preciso de mais comprometimento para que o trabalho seja equilibrado e sem sobrecarga.

João: Maria, eu não sabia que você se sentia assim. Me sinto inseguro e preciso de mais clareza sobre o que você espera de mim para colaborar melhor.

Maria: Eu gostaria de definir melhor as responsabilidades e prazos para que possamos nos organizar melhor. O que acha de fazermos isso juntos?

João: Concordo. Com prazos definidos, poderei contribuir mais efetivamente. Também preciso de mais clareza sobre as expectativas.

Neste diálogo, a CNV é aplicada através de:

• Observação sem julgamento: Maria fala sobre o fato de que as tarefas não foram cumpridas sem fazer julgamentos pessoais sobre João.
  • Identificação de sentimentos: Ambos expressam como se sentem (Maria com frustração e ansiedade, João com insegurança).
  • Identificação de necessidades: Maria fala da necessidade de comprometimento e equilíbrio, João de clareza nas expectativas
  • Pedidos claros: Ambos fazem pedidos claros para melhorar a situação, com foco na organização e definição de responsabilidades.
1 resposta

Oi, Paulo! Como vai?

Seu diálogo reflete muito bem os princípios da Comunicação Não Violenta. Você conseguiu reformular a conversa de maneira construtiva, priorizando a expressão de sentimentos, a identificação de necessidades e a formulação de pedidos claros. Isso ajuda a criar um ambiente mais colaborativo e respeitoso.

Para reforçar a CNV, você pode incluir perguntas abertas para incentivar o outro a expor sua perspectiva, como: "Como você se sente em relação a isso?" ou "O que podemos fazer para melhorar juntos?".

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)