8
respostas

[Sugestão] Atividade - Lei 80/20

O ideal é que escolha uma área para focar, criar listas ajuda muito mas não podemos criar uma lista gigantesca, o melhor seria focar nas coisas mais importantes primeiro e assim consequentemente o resto ficará mais palpável. Quando tentamos fazer muitas coisas, nos sobrecarregamos e a tendência a ficar frustrado é alta.

8 respostas

Isadora, concordo contigo.

Obrigada pelo comentário, Charles. Muito legal essa troca!

Acredito que o metodo de criar duas listas ajuda muito, porque primeiro você faz uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas e depois a lista de sucesso como foi sugerido na aula, dessa forma conseguimos definir o que é prioriade e ate mesmo tarefas que podem ser concluídas de imediato, evitando aquela sensação de frustração de quando não concluimos algo.

Acredito que a criação de listas ajude também na "liberação de espaço no cérebro". Quando transferimos aquilo que pensamos para algum lugar onde podemos consultar posteriormente, tiramos um pouco da carga que carregamos. O conceito de divisão das listas é novo pra mim, e achei realmente interessante, pois nos permite focar naquilo que é essencial a ser feito no momento, evitando a procrastinação, ou distração desnecessária.

Aprendi isso no mc donalds , nosso foco tem que ser maior no que já estamos fazendo e no que já está dando certo .

Achei muito interessante essa Lei 80/20, uma forma de focar no que realmente é importante, sem se distrair.

Concordo! Já conheço e aplico esse princípio há algum tempo e isso realmente mudou a minha vida, porque consegui identificar vários momentos em que eu já tinha um bom resultado (os tais 80%) mas investia uma super energia desproporcional pra conseguir chegar em 90%, 100%. Acho que também me identifico com aqueles ditados "o ótimo é o inimigo do bom" ou "feito é melhor do que perfeito". No mundo de hoje a quantidade de nos propomos a cumprir é gigantesca, e temos que deixar algumas coisas irem para conseguirmos focar no que realmente é importante para nós.

Mal comecei a imaginar minha lista e já percebi que algo essencial é PLANEJAMENTO. Posso ter foco, saber tudo que preciso fazer com detalhes, mas sem olhar o todo e planejar, não vou conseguir nem organizar como devo. Olhar cada tarefa na individualidade, depois em conjunto, se antes ou depois ou até mesmo se irá continuar na minha lista. Um exemplo é o cardápio da semana, se eu não planejar e me organizar, meu esforço será muito maior e meu resultado pode ser muito ruim. Mas se me planejo e me organizo, meu tempo por exemplo será otimizado na cozinha, e minha alimentação pode ser muito mais saudável e deliciosa. E assim, posso ter mais tempo com minha família e também para estudar.