Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Sugestão] Atividade 03: Faça como eu fiz: roteiro para uma palestra

Título: Entre a experiência e o aprendizado

Personagem:
Um profissional da área jurídica, com trajetória construída no serviço público, acostumado a lidar com textos, processos, prazos e responsabilidades.

Tensão:
Ao longo do caminho, percebi que a experiência acumulada é importante, mas não basta. O mundo do trabalho muda, as ferramentas mudam, a forma de comunicar também muda. A tensão principal está em conciliar aquilo que já sei fazer com a necessidade constante de aprender novas formas de trabalhar, especialmente em um contexto cada vez mais marcado pela tecnologia e pela comunicação clara.

Nível de detalhes:
Venho de uma formação jurídica e de uma rotina profissional bastante ligada à análise, à escrita e à solução de problemas concretos. No dia a dia, lido com situações que exigem atenção, organização e responsabilidade. Ao mesmo tempo, tenho buscado desenvolver novas habilidades, tanto para melhorar minha atuação profissional quanto para me comunicar melhor com diferentes públicos.

Resolução:
A palestra poderia mostrar esse percurso como uma caminhada: de onde venho, com a base da formação jurídica e da experiência prática; quem sou hoje, alguém que ainda está aprendendo e tentando se adaptar às mudanças; e para onde vou, buscando unir conhecimento técnico, clareza na comunicação e uso consciente de novas ferramentas para contribuir melhor no ambiente em que atuo.

OBS:
A ideia seria mostrar uma trajetória realista, com dúvidas, aprendizados e continuidade, sem a necessidade de apresentar uma grande virada ou uma conclusão definitiva.

1 resposta

Olá! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. A sua sugestão de roteiro para palestra chegou com uma proposta bem construída, e vale destacar o cuidado que você teve em cada etapa.

A trajetória que você apresentou é ao mesmo tempo profissional e pessoal, o que torna a narrativa bastante envolvente. Partir da formação jurídica, com toda a experiência acumulada no serviço público, e chegar até a tensão real de precisar se adaptar a novas ferramentas e a novas formas de comunicar é um caminho que muitas pessoas reconhecem como seu. Essa identificação é um dos pontos mais fortes do roteiro.

A divisão que você propôs, de onde venho, quem sou hoje e para onde vou, organiza bem o conteúdo e dá ao público uma sensação de continuidade. A escolha de mostrar uma trajetória com dúvidas e aprendizados, sem forçar uma grande virada, é honesta e madura. No contexto da comunicação em palestras, esse tipo de abordagem costuma gerar mais conexão do que histórias com resoluções perfeitas.

Uma dica para enriquecer ainda mais a apresentação é incluir uma situação concreta do dia a dia profissional que represente bem esse processo de adaptação. Um exemplo específico da rotina jurídica, em que a necessidade de aprender algo novo ficou evidente, pode ajudar o público a visualizar a mensagem com mais clareza e tornar a fala ainda mais impactante.

Continue desenvolvendo essa habilidade de transformar vivências profissionais em histórias que geram identificação.

Conte com o apoio do Fórum em toda a sua jornada de aprendizado. Abraços e bons estudos! ✨

Você já pensou em qual situação concreta do seu dia a dia profissional poderia usar como exemplo central na palestra para ilustrar essa tensão entre experiência e adaptação?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!