Título: Entre a experiência e o aprendizado
Personagem:
Um profissional da área jurídica, com trajetória construída no serviço público, acostumado a lidar com textos, processos, prazos e responsabilidades.
Tensão:
Ao longo do caminho, percebi que a experiência acumulada é importante, mas não basta. O mundo do trabalho muda, as ferramentas mudam, a forma de comunicar também muda. A tensão principal está em conciliar aquilo que já sei fazer com a necessidade constante de aprender novas formas de trabalhar, especialmente em um contexto cada vez mais marcado pela tecnologia e pela comunicação clara.
Nível de detalhes:
Venho de uma formação jurídica e de uma rotina profissional bastante ligada à análise, à escrita e à solução de problemas concretos. No dia a dia, lido com situações que exigem atenção, organização e responsabilidade. Ao mesmo tempo, tenho buscado desenvolver novas habilidades, tanto para melhorar minha atuação profissional quanto para me comunicar melhor com diferentes públicos.
Resolução:
A palestra poderia mostrar esse percurso como uma caminhada: de onde venho, com a base da formação jurídica e da experiência prática; quem sou hoje, alguém que ainda está aprendendo e tentando se adaptar às mudanças; e para onde vou, buscando unir conhecimento técnico, clareza na comunicação e uso consciente de novas ferramentas para contribuir melhor no ambiente em que atuo.
OBS:
A ideia seria mostrar uma trajetória realista, com dúvidas, aprendizados e continuidade, sem a necessidade de apresentar uma grande virada ou uma conclusão definitiva.