Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Sugestão] Aplicação da gamificação geral ou por departamentos

Ao iniciar um trabalho de gamificação, o ideal é começar com conteúdos gerais para todo o time e, com o tempo, criar conteúdos específicos para cada departamento, conforme os interesses e as necessidades de desenvolvimento?
Percebo que, quando realizamos uma atividade que contempla um grupo e não outro, pode surgir uma sensação de insatisfação entre as equipes.

3 respostas

Olá, Carine. Como vai?

Sua observação é excelente e faz total sentido no contexto corporativo. A sensação de exclusão ou insatisfação que você mencionou é um risco real quando implementamos novidades de forma isolada sem uma comunicação muito clara.

Começar com uma abordagem de gamificação geral para toda a empresa é, de fato, uma das melhores práticas. Isso ajuda a criar uma cultura de aprendizado unificada e familiariza todos os colaboradores com a plataforma, as regras e o sistema de recompensas ao mesmo tempo, nivelando o conhecimento básico.

Nesta etapa inicial, você pode aplicar a gamificação em treinamentos que sejam de interesse comum a todos, como por exemplo:

• Onboarding e integração de novos funcionários.
  • Cursos de segurança da informação e LGPD.
  • Treinamentos sobre a cultura, missão e valores da empresa.
  • Campanhas de saúde e segurança no trabalho.

Depois que o time estiver engajado e a mecânica do jogo estiver bem compreendida por todos, a transição para conteúdos específicos por departamento se torna muito mais fluida. Para evitar aquela sensação de que um grupo está sendo favorecido em detrimento de outro, o ideal é lançar os desafios departamentais de forma simultânea ou criar um cronograma transparente.

Por exemplo, enquanto a equipe de Vendas participa de uma trilha gamificada focada em técnicas de negociação, a equipe do Financeiro pode ter uma trilha focada em novas ferramentas de gestão ou compliance. Cada área joga o seu próprio jogo, com metas que fazem sentido para o seu dia a dia, mas todos continuam participando do ecossistema de aprendizado da empresa.

Uma dica extra de boa prática: sempre mantenha a comunicação muito transparente. Se for necessário lançar a gamificação para apenas um setor primeiro (como um projeto piloto), comunique isso claramente para a empresa toda, explicando que é uma fase de testes e apresentando o cronograma de quando os outros setores também serão incluídos. Isso transforma a possível frustração em uma expectativa positiva.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Perfeito, me ajudou bastante sua colocação, agradeço as orientações e sugestões.

Eu diria que essa insatisfação pode realmente ser chamada de "exclusão". E ninguém gosta de ser excluído!

Eu também acho que é válido um teste inicial, de nivelamento de conhecimento, mesmo. Assim, dependendo do resultado do funcionário, ele será redirecionado para uma categoria específica do game, justamente para aprofundar os seus conhecimentos antes de continuar avançando.