1
resposta

[Sugestão] Análise da Mudança com o Modelo ADKAR

Mudança identificada: Implementação de melhorias no processo de gestão de estoques para maior controle e eficiência operacional.

Awareness (Consciência) Essa mudança é essencial para reduzir inconsistências no estoque, melhorar a rastreabilidade dos produtos e otimizar o tempo gasto na conferência e lançamento de mercadorias. Além disso, contribui para a padronização das atividades, garantindo mais precisão nos registros e minimizando erros operacionais.

Desire (Desejo) Os benefícios diretos dessa mudança incluem maior organização no controle de estoques, processos mais ágeis e confiáveis, além da redução de retrabalho causado por falhas de conferência e lançamentos incorretos. No nível profissional, essa melhoria fortalece minha experiência na área e me permite desenvolver habilidades estratégicas para gestão de processos logísticos.

Knowledge (Conhecimento) Para lidar com essa mudança, preciso aprofundar meu conhecimento nos sistemas utilizados para controle de estoque, compreender melhor os critérios de conferência e identificar pontos críticos do fluxo atual. Para isso, posso buscar informações nos procedimentos internos, acompanhar treinamentos da equipe de auditoria e processos, além de analisar boas práticas já aplicadas em outras filiais do Grupo Líder.

Ability (Habilidade) As habilidades que precisarei desenvolver incluem interpretação e análise de relatórios de estoque, uso eficiente das ferramentas de lançamento e conferência, além da capacidade de diagnosticar rapidamente possíveis divergências nos registros. Para isso, posso praticar o uso das ferramentas, validar processos junto à equipe e realizar testes simulados para entender melhor os impactos das mudanças.

Reinforcement (Reforço) Para garantir a continuidade dessa mudança, posso adotar estratégias como monitoramento periódico dos indicadores de estoque, padronização das conferências com checklists objetivos e feedbacks contínuos com os colaboradores envolvidos. Além disso, revisitar periodicamente os processos ajudará a identificar ajustes necessários para garantir que as melhorias sejam sustentáveis a longo prazo.

1 resposta

Oi, Thayane! Tudo bem?

Parabéns pela aplicação do modelo ADKAR para analisar a mudança na gestão de estoques! Caso tenha restado alguma dúvida em relação a qualquer conteúdo do curso ou atividade, não hesite em perguntar, estou disponível e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!