Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Analise Caso 1

Caso 1: Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.

Empatia - Você pode aplicar a empatia e a comunicação não violenta. Se colocando no lugar de seu colega, perguntando sobre as suas necessidades, como pode ajudar e se pode ajudar. Demonstre interesse no que acontece com ele. Valide seus sentimento - Entenda os sentimentos de seu colega, mostrando o quanto se sente em relação ao que esta sendo compartilhado (compreendo que se sinta, dessa maneira e que esteja buscando uma maneira de resolver. Pedido de ajuda - E não menos importante, ofereça ajuda (como posso ajudar), se precisar de algum auxilio, seja para realização das tarefas ou simplesmente para conversar, ,estou aqui.

1 resposta
solução!

Olá, Regiane! Tudo bom?

No caso 1, você já fez um ótimo começo ao aplicar a empatia e validar os sentimentos do seu colega. No entanto, para aplicar a Comunicação Não Violenta (CNV) de maneira mais completa, você pode adicionar algumas etapas:

  1. Observação: Primeiro, observe sem julgamento o que o colega está compartilhando. Por exemplo, você poderia dizer: "Notei que você mencionou que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho..."

  2. Sentimentos: Em seguida, identifique e valide os sentimentos do colega. Você já fez isso ao dizer "compreendo que se sinta dessa maneira".

  3. Necessidades: Depois, tente identificar as necessidades não atendidas que estão por trás desses sentimentos. Por exemplo, você poderia perguntar: "Você está se sentindo sobrecarregado porque precisa de mais apoio ou tempo para completar suas tarefas?"

  4. Pedido: Finalmente, faça um pedido claro e específico. Você já fez isso ao oferecer ajuda, mas poderia ser mais específica, por exemplo: "Eu estou disponível para ajudar com algumas de suas tarefas, se isso te ajudaria a aliviar a carga de trabalho. O que você acha?"

Lembre-se, a CNV é sobre criar uma conexão empática, então é importante manter o foco na experiência da outra pessoa e não julgar ou tentar consertar o problema para eles.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.