Caso 1: Para o colega que está se sentindo sobrecarregado, eu poderia aplicar a Comunicação Não Violenta começando com empatia, ouvindo atentamente sua preocupação e reconhecendo seus sentimentos. Então, eu poderia expressar empatia dizendo algo como: "Entendo como pode ser difícil lidar com uma carga de trabalho pesada. Parece que você está se sentindo sobrecarregado e isso é compreensível." Em seguida, eu poderia oferecer apoio e sugestões construtivas, como: "Posso ajudar de alguma forma? Talvez possamos conversar com o nosso gerente para redistribuir algumas tarefas e aliviar um pouco a sua carga."
Caso 2: No caso da colega que teve sua ideia interrompida de forma crítica, eu poderia aplicar a CNV abordando a situação com empatia e respeito. Eu poderia começar reconhecendo a contribuição da colega e expressando apoio à sua ideia, dizendo algo como: "Parece que você teve uma ótima ideia para o projeto, e é importante valorizarmos todas as sugestões." Em seguida, eu poderia comunicar minha preocupação com a interrupção crítica de forma construtiva, como: "No entanto, quando interrompemos os colegas de forma crítica, isso pode desencorajar a contribuição de outras pessoas e prejudicar o ambiente de trabalho. Seria bom se pudéssemos ouvir todas as ideias e discuti-las de forma colaborativa para chegarmos à melhor solução para o projeto."