1
resposta

[Sugestão] Alterar VPN em caso de erro ao conectar com o banco

Olá pessoal.

Vim apenas relatar um problema que encontrei e resolvi para, caso alguém encontre um problema parecido, poder resolver rapidamente.

Estou usando uma VM Ubuntu 22.04 para realizar os exercícios de programação e praticar com o SO. Ao tentar me conectar com o banco de dados da aula, eu recebia o seguinte erro:

Erro de conexão Error: querySrv ETIMEOUT mongodb.tcp.alura.r4glodr.mongodb.net at QueryReqWrap.onresolve [as oncomplete] (node:internal/dns/callback_resolver:47:19)

O banco estava habilitado para ser acessado por diversos IP's, tentei sair da VM e ver se o problema poderia ser ela, realizei diversas alterações e nada funcionava. Contudo, ao verificar possíveis causas, vi que poderia ser algo relacionado a VPN da rede e ela não estar reconhecendo o endereço passado. Fiz a alteração para a VPN do Google e funcionou normalmente.

1 resposta

Olá, Guilherme!

Algumas pessoas relataram problemas semelhantes. Vamos estudar se é possível adicionar uma atividade extra sobre isso no curso.

Obrigada pelo toque! Bons estudos ;)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!