1
resposta

[Sugestão] Algumas coisas estão desatualizadas...

spring.jpa.properties.hibernate.dialect=org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect

Tive que colocar essa especificação no application.properties, não dava pra utilizar a da aula, pois estava dando erro... Ao criar o @Entity na classe Serie, o próprio intellij tbm dava erro, pedindo pra eu criar um construtor sem argumentos... Então bom usar @NoArgsConstructor, além disso, tive que colocar a porta que estava o banco, pois o banco veio com porta 5433 e não estava achando de jeito nenhum, então eu estava criando a tabela, estava correto, mas ela não atualizava no postgres, não importava quantas vezes eu dava refresh... Tive que abrir as propriedades do banco postgreSQL 17 e alterar a porta

1 resposta

Oi Caique! Tudo certo?

Às vezes, as versões dos frameworks e ferramentas evoluem, e precisamos fazer algumas adaptações.

Você mencionou que precisou especificar o spring.jpa.properties.hibernate.dialect=org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect. Isso é importante, pois o Hibernate precisa saber como se comunicar corretamente com o banco de dados PostgreSQL. Se a configuração da aula estava desatualizada, é sempre bom verificar a documentação oficial ou os repositórios de exemplos mais recentes.

O erro que o IntelliJ apontou sobre a falta de um construtor sem argumentos é comum. A anotação @NoArgsConstructor do Lombok é uma ótima solução para isso, pois ela gera automaticamente um construtor padrão, o que é necessário para algumas operações do JPA.

Sobre a porta do PostgreSQL, é comum que a porta padrão seja 5432, mas pode variar dependendo da configuração ou instalação. Alterar a porta no application.properties para a correta, como 5433 no seu caso, é essencial para que a aplicação consiga se conectar ao banco de dados.

Se a tabela não estava sendo atualizada, pode ser que a configuração spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update não estava sendo aplicada corretamente ou que havia algum problema de conexão devido à porta errada. Após corrigir a porta, a JPA deve conseguir criar e atualizar as tabelas conforme esperado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.